Vinagre de maçã para emagrecer – o que a ciência tem a dizer sobre isso?

O uso do vinagre de maçã para emagrecer é uma das soluções inusitadas que as pessoas procuram para a perda de peso rápida.

Entretanto, por mais diferente que pareça, existem diversas evidências que indica que usar vinagre de maçã regularmente e na dosagem correta pode ter diversos benefícios.

Mas será que realmente funciona usar o vinagre de maçã para emagrecer?

Vamos ver o que alguns estudos científicos tem a dizer sobre o assunto neste pequeno artigo!

O que é o vinagre de maçã?

vinagre de maçã para emagrecer 1024x684 - Vinagre de maçã para emagrecer - o que a ciência tem a dizer sobre isso?

O vinagre de maçã é o produto de fermentação alcoólica, seguida de fermentação acética, tendo os carboidratos da maçã como material de partida.

Em resumo, as maçãs são cortadas e combinadas com leveduras, que convertem o açúcar das maçãs em álcool.

Então, numa outra etapa, é adicionada uma bactéria capaz de transformar este álcool gerado pelas leveduras em ácido acético, o principal componente ativo do vinagre de maçã.

O vinagre de maçã contem cerca de 5-6% de ácido acético, mas também contem bastante água e quantidades bem menores de outros ácidos, como os ácidos láctico, málico, succínico e cítrico.

A título de conhecimento, uma colher de sopa de vinagre equivale a 15 mL e contem umas 3 Cal e quase nenhum carboidrato. Ou seja, se você decidir inseri-lo na dieta, não vai aumentar muito a quantidade de calorias consumidas!

A ciência por trás do vinagre de maçã no emagrecimento

química 1024x576 - Vinagre de maçã para emagrecer - o que a ciência tem a dizer sobre isso?

O vinagre de maçã passou a ser olhado por muitas pessoas como o elixir perfeito do emagrecimento.

Entretanto, será que ele é tudo isso mesmo? Será que vale a pena consumir vinagre de maçã para emagrecer?

É bom que você saiba, logo de início, que não há muitas evidências que liguem diretamente o consumo de vinagre de maçã com o emagrecimento em humanos. Entretanto, alguns estudos existem!

Em um desses estudos, publicado no Journal of Functional Foods, observou os efeitos que tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã no almoço e no jantar em pessoas (39 adultos) que estavam numa dieta com déficit calórico de 250 calorias.

Neste estudo, aqueles que tomaram o vinagre de maçã para emagrecer perderam cerca de 4 kg no final de 8 semanas, enquanto aqueles que não tomaram o vinagre de maçã perderam cerca de 2,3 kg!

Num outro estudo, publicado no Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry, foi observado o efeito de se tomar 2 ou 1 colher de sopa de vinagre de maçã por dia (durante 12 semanas), comparando esses efeitos com uma solução placebo.

Neste estudo em questão, foram estudados 144 adultos obesos, que foram colocados ao acaso em três grupos diferentes. Foi observado o seguinte:

  • 2 colheres de sopa: perderam cerca de 1,8 kg
  • 1 colher de sopa: perderam cerca de 1,1kg
  • Placebo: ganharam um pouco de peso!

Estes estudos citados acima não são de grande porte e, portanto, não podemos dizer que o vinagre de maçã é um remédio milagroso para emagrecer!

Entretanto, vemos sim uma tendência positiva que relaciona o consumo do vinagre de maçã com a perda de peso e de gordura. Porém, é importante frisar aqui que ele serve mais como um auxílio no emagrecimento, sem ser o protagonista nos seus esforços de emagrecer!

Para saber mais sobre como perder gordura abdominal, clique aqui!

O ácido acético tem vários benefícios para a perda de peso!

dieta 1024x683 - Vinagre de maçã para emagrecer - o que a ciência tem a dizer sobre isso?

O ácido acético é um ácido graxo de cadeia curta que ser dissocia parcialmente nos íons hidrogênio e acetato quando em contato com a água. Além disso, é o principal componente do vinagre de maçã.

Portanto, vale a pena olhar algumas propriedades que o ácido acético tem em relação ao emagrecimento!

Já foram realizados estudos em animais que sugerem que o ácido acético, presente no vinagre de maçã, pode promover a perda de peso de diferentes maneiras.

  • Melhora o metabolismo: um estudo, feito em ratos, observou que quando os ratos eram alimentados com ácido acético, havia um aumento na concentração da enzima AMPK, que acelera a queima de gordura e diminui a produção de açúcar pelo fígado!
  • Suprime o apetite: um estudo feito em camundongos sugere que, por alterações nos níveis de diferentes compostos importantes, o ácido acético pode ter um papel importante em suprimir o apetite por parte de processos cerebrais!
  • Diminui os níveis de açúcar no sangue e de insulina: já foi observado que, em ratos, o ácido acético melhora a capacidade do fígado e dos músculos de captarem açúcar do sangue. Além disso, foi observada uma diminuição na razão entre insulina e glucagon, o que pode favorecer a queima de gordura!
  • Diminui o armazenamento de gordura: já foi observado que tratar ratos obesos com ácido acético previne que eles ganhem mais peso, além de aumentar a expressão de genes que diminuem a acumulação de gordura no fígado e na barriga!

É importante frisar que, embora os estudos com animais sejam, de fato, animadores, ainda é necessário que se façam estudos com humanos que comprovem estes mesmos efeitos.

Veja também: Benefícios do limão – 6 surpreendentes benefícios comprovados pela ciência!

Será que você realmente deve tentar beber vinagre de maçã?

bebida 1024x806 - Vinagre de maçã para emagrecer - o que a ciência tem a dizer sobre isso?

Isto não deveria ser surpresa para ninguém, mas beber vinagre de maçã provavelmente não vai te fazer chegar no seu objetivo de peso ideal.

Entretanto, é muito provável que possa te ajudar a chegar lá mais rápido, caso esta prática seja aliada àquilo que já sabemos que funciona para o emagrecimento (dieta equilibrada e exercícios físicos).

Além disso, não vai te fazer mal se você fizer de forma correta e não exagerar, pois estamos falando de vinagre de maçã, que possui o caráter ácido por natureza e pode, portanto, irritar a garganta e corroer o esmalte dos dentes se consumido em excesso e de forma concentrada!

Como usar?

guia de uso 1 1024x730 - Vinagre de maçã para emagrecer - o que a ciência tem a dizer sobre isso?

Antes de querer saber como usar o vinagre de maçã para emagrecer, é bom que você saiba que você não deve, em hipótese alguma, tomar vinagre puro porque isto pode causar danos graves nas suas mucosas internas (boca e esôfago)!

Dito isto, existem algumas maneiras diferentes que você pode usar o vinagre de maçã no emagrecimento.

Você pode, por exemplo, beber uma colher de sopa diluída em 240mL de água, no máximo duas vezes ao dia e, de preferência, antes ou durante uma refeição.

Outra maneira, mais apropriada para quem não gosta da ideia de beber vinagre com água, é acrescentá-lo em refeição. Você pode, por exemplo, temperar saladas ou vegetais ao vapor com um pouco de azeite de oliva e uma colher de sopa de vinagre.

É importante que você limite a quantidade de vinagre que você consome, nunca ultrapassando uma colher de sopa (15 mL) por vez.

Se esta é a sua primeira vez tomando essa quantidade de vinagre, é ideal que você teste antes com uma quantidade menor. Você pode começar com uma colher de chá (5 mL) e ver qual a sua tolerância.

Caso esteja tudo bem, você pode avançar para uma colher de sopa!

Considerações finais: Usar ou não usar vinagre de maçã para emagrecer?

Ao que as evidências indicam, tomar uma quantidade moderada de vinagre de maçã realmente promove a perda de peso, além de trazer outros benefícios.

É importante que você saiba que estes resultados não são milagrosos, sendo muito mais expressivos quando combinados com uma dieta balanceada e com a prática de atividades físicas!

Além disso, você pode tomar uma série de atitudes para potencializar a sua perda de peso, como tomar chá verde e/ou outros alimentos que ajudam a perder barriga!

Entretanto, antes de iniciar qualquer tratamento caseiro, é importante que você consulte um médico capacitado para te indicar se você pode ou não e qual é a forma que é melhor para você!

banner versão6 - Vinagre de maçã para emagrecer - o que a ciência tem a dizer sobre isso?