Quantas calorias tem um ovo e porque isso não importa muito!

Em média, quantas calorias tem um ovo? Esta é uma pergunta cuja resposta vai um pouco além da simples informação da quantidade de calorias que contém um ovo.

Em primeiro lugar, existem ovos de diferentes tamanhos e cada um possui uma quantidade
de calorias diferente.

quantas calorias tem um ovo 1024x768 - Quantas calorias tem um ovo e porque isso não importa muito!

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, temos:

  • Pequeno (38g): 54 calorias
  • Médio (44g): 63 calorias
  • Grande (50g): 72 calorias
  • Extragrande (56g): 80 calorias
  • Jumbo (63g): 90 calorias

É importante notar que estes valores se referem aos ovos puros, sem nenhum ingrediente adicionado. Caso você adicione manteiga na hora de fritar, bacon ou outros componentes, a contagem calórica vai ser diferente e consediravelmente mais alta.

A partir daí já vemos que não há apenas uma resposta para a pergunta sobre quantas calorias tem um ovo, mas uma resposta mais genérica seria: depende do ovo!

Entretanto, há muito mais a se considerar do que apenas calorias quantos falamos sobre escolher ou não inserir ovos de galinha na alimentação.

Veja também: Quantas calorias tem uma banana? Descubra se a banana está atraplhando a sua dieta!

Agora que você já sabe quantas calorias tem um ovo, vamos saber sobre suas as informações nutricionais!

Em geral, podemos dividir os ovos em duas partes comestíveis, que são a clara e a gema.

Vamos tomar como referência apenas os ovos grandes para o restante da discussão. A maioria das calorias contidas nos ovos vem da gema (55 calorias), enquanto a clara contribui pouco para o teor calórico do ovo (17 calorias).

Entretanto, devemos olhar além das calorias, pois os ovos são incrivelmente ricos do ponto de vista nutricional, fornecendo proteínas de alto valor biológico, gorduras saudáveis, vitaminas e alguns minerais.

É importante salientar que, dentre os três diferentes tipos de macronutrientes, os carboidratos são os que estão menos presentes no ovo, com teor de aproximadamente 0,36g em um ovo grande, o que é praticamente nada!

Como era de se esperar, estes componentes nutricionais estão divididos entre a clara e a gema!

Vamos ver mais um pouco sobre eles a seguir!

Ovo e proteína… o que falar sobre isso?

homem forte 1024x683 - Quantas calorias tem um ovo e porque isso não importa muito!

As proteínas são essenciais ao funcionamento do corpo, possuindo várias funções, que vão desde fazer parte da estrutura de tecidos até catalisar reações bioquímicas essenciais para a vida!

Num ovo grande, há uma média de 6,28g de proteínas, sendo que mais da metade (3,6g) são encontradas na clara!

É por isso que muitas pessoas recorrem ao ovo como fonte de proteína, especialmente às claras, sendo também um importante alimento para quem pratica musculação e/ou faz a dieta flexível!

Entretanto, é importante que você note que quase metade das proteínas totais está presente na gema. Então é bom pensar um pouco antes de jogar fora essa fonte preciosa de proteínas (e de outros compostos).

Por causa do seu teor proteico relativamente alto, os ovos são uma excelente fonte de proteínas para quem não come carne, como os vegetarianos!

Ovos e as temidas gorduras: será que são tão ruins assim?

emagrecimento 1024x683 - Quantas calorias tem um ovo e porque isso não importa muito!

Diferente das proteínas, as gorduras estão concentradas na gema em quase toda sua totalidade. Um ovo grande, por exemplo, possui um pouco menos de 5g de gordura, o que contribui com aproximadamente metade das calorias contidas no ovo.

Entre as gorduras contidas no ovo, temos gorduras saturadas (1,6g num ovo grande), monoinsaturadas (2,0g), poli-insaturadas (0,71g) e colesterol (184mg).

Dentre estas gorduras insaturadas, temos o importantíssimo ômega-3, que é um ácido graxo essencial e pode ajudar a diminuir inflamações e diminuir o risco de doenças do coração, câncer e artrites, além de terem se mostrado importantes para a memória e cognição!

Veja também:Chá verde – saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Como já foi visto, um ovo grande contem aproximadamente 184mg de colesterol. Isto foi, durante muito tempo, motivo para que o consumo de ovos não fosse recomendado para quem possui colesterol alto.

Para dizer a verdade, determinadas quantidades de colesterol são necessárias para diversas funções vitais no corpo, sendo que a maioria das pessoas pode consumir até dois ovos por dia sem ter qualquer tipo de problema com seus níveis de colesterol.

Se você já possui um colesterol alto (ou tem diabetes), você ainda pode comer ovos com moderação (até seis ovos por semana) sem problemas!

E as vitaminas e minerais, quais são?

calorias em ovos de galinha 1024x683 - Quantas calorias tem um ovo e porque isso não importa muito!

Além de bastante proteínas e gorduras saudáveis, uma diversidade de vitaminas e minerais podem ser encontradas no ovo.

Entre as vitaminas encontradas nos ovos, podemos citar as vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B2 e B12.

Além disso, os ovos também contêm certas quantidades de outras vitaminas lipossolúveis, tais como as vitaminas A, D e E, além de conter também ácido fólico, biotina e colina!

A colina é um nutriente essencial para o bom funcionamento de todas as células do corpo, assegurando as funções das membranas celulares, especialmente do cérebro.

Além de fonte de vitaminas, os ovos também fornecem minerais como cálcio, iodo, fósforo e selênio, que é um antioxidante que ajuda a proteger contra os danos causados por radicais livres que estão associados com o envelhecimento, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

banner versão2 - Quantas calorias tem um ovo e porque isso não importa muito!

Considerações finais sobre quantas calorias tem um ovo (e outras coisinhas mais)!

Se você queria saber quantas calorias tem um ovo, as resposta foi respondida logo nos primeiros parágrafos.

A contagem calórica pode variar com o tamanho do ovo. Por exemplo, um ovo grande possui cerca de 72 calorias, sendo que 55 calorias correspondem à gema e 17 calorias correspondem à clara.

Entretanto, os ovos são um alimento nutricionalmente rico, cheio de substâncias benéficas para a saúde, sendo uma ótima fonte de proteína, ômega-3, vitaminas e minerais.

De um modo geral, a clara pode ser dita como a melhor fonte de proteínas, possuindo poucas calorias. Já a gema contem colesterol e outras gorduras, vitaminas e minerais, além de grande parte das calorias no ovo!

Então, se você quer saber se vale a pena ou não comer ovos, basta colocar na balança seus benefícios para a saúde e como você vai aproveitar de cada um deles!

Fontes:

1 – https://www.healthline.com/health/food-nutrition/calories-in-an-egg

2 –  https://www.thedailymeal.com/healthy-eating/how-many-calories-egg