Pipoca engorda ou emagrece? Veja a verdade por trás da dúvida eterna!

Pipoca engorda ou emagrece?

Muitas pessoas tem esta dúvida, pois muitas vezes nos deparamos com respostas completamente opostas com relação a este assunto.

Este mini artigo vai te explicar um pouco melhor para você que está tentando emagrecer ou manter o peso a grande questão sobre se pipoca engorda ou emagrece e o motivo de haverem diferentes respostas para esta pergunta!

A pipoca é um grão integral!

pipoca 1024x683 - Pipoca engorda ou emagrece? Veja a verdade por trás da dúvida eterna!

Quando se fala em grãos integrais, a maioria das pessoas já pensa no famoso pão integral, no cereal matinal feito de grãos integrais, na aveia nossa de cada dia etc. Mas você sabia que, tecnicamente, a pipoca também é um grão integral?

Pois é isto mesmo…a pipoca é um grão integral, o que faz dela relativamente rica em fibras.

Recomenda-se que as pessoas consumam diariamente uma quantidade mínima de fibras para o bom funcionamento do sistema digestivo. Para se ter uma ideia, uma pessoa adulta precisa consumir entre 21 e 38 gramas de fibras diariamente.

Cem gramas (quatro xícaras) de pipoca natural tem aproximadamente 368 calorias e possuem 12,8g de fibras, que correspondem a 33% a 61% das necessidades de fibras diárias!

Esta característica, além de algumas outras que serão discutidas mais a frente, fazem da pipoca uma das opções mais saudáveis de lanches.

Além disso, algumas evidências sugerem o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico e de fibras, tais como grãos integrais, diminui o risco de pessoas com sobrepeso ou obesas de desenvolverem diabetes tipo 2!

É importante destacar que nem todas as pipocas são uma opção saudável de lanche. Isto ocorre porque existem algumas pipocas que são carregadas com gordura (manteiga ou algum tipo de óleo), sendo significativamente mais calóricas que as opções naturais!

As fibras contidas na pipoca ajudam a trazer aquela sensação de saciedade, além de diminuir a digestão, fazendo com que você sinta menos fome entre uma refeição e outra.

Um estudo publicado em 2015 nos Annals of Internal Medicine encontrou que pessoas foram capazes de perder peso aumentando a ingestão diária de fibras para uma média de 19g  por dia.

Em razão disto, podemos dizer que a pipoca emagrece porque te ajuda a bater a meta diária de fibras necessária para perder peso!

Além de ser rica em fibras, a pipoca também possui uma quantidade considerável de proteínas, um nutriente importantíssimo para o corpo!

Quatro xícaras (100g) de pipoca contem aproximadamente 9,3g de proteínas, fazendo da pipoca um lanche nutritivo!

Uma outra característica interessante da pipoca é que ela possui polifenóis, antioxidantes que também são encontrados em outros alimentos como o chá verde e o café, por exemplo.

Estes antioxidantes são frequentemente relacionados a uma boa saúde cardíaca e a um menor risco de se desenvolver câncer!

Será que fazer um lanchinho faz mal para quem quer emagrecer?

pipoca engorda ou emagrece 1024x683 - Pipoca engorda ou emagrece? Veja a verdade por trás da dúvida eterna!

Se você for adotar a pipoca como um lanchinho saudável, é importante que você veja sempre no rótulo as informações nutricionais do que você está comprando, pois existem diversos produtos com diferentes composições que podem ser bastante calóricas, atrapalhando o seu processo de emagrecimento.

A resposta é que pode tanto fazer mal quanto fazer bem, pelo menos de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association.

Acontece que fazer um lanchinho não é uma coisa necessariamente ruim quando se está tentando emagrecer. O que acontece é que muitas pessoas fazem escolhas terríveis na hora do lanche!

Como é rica em fibras e ainda possui quantidade razoável de proteínas, a pipoca natural é uma opção de lanche saudável que ajuda a controlar a fome, prevenindo que se coma demais na refeição seguinte!

Já percebeu que um punhado de milhos resultam num volume muito maior de pipoca?

Pois é, a pipoca possui bastante ar e, por isto, você pode comer uma porção bem grande, mas com baixa quantidade de calorias (3 xícaras por apenas 100 calorias)!

Também é por isto que se pode dizer que a pipoca emagrece, pois seu grande volume faz com que você demore mais para terminar o lanche, o que não é observado com outros tipos de lanches menos saudáveis, tais como chips de batatas industrializados, por exemplo.

Na verdade, um estudo publicado no Nutrition jornal comprovou justamente isto. Neste estudo, foi observado que comer pipoca teve um maior efeito de saciedade do que chips de batata.

Este fato, somado à caraterística da pipoca de ter relativamente poucas calorias, sugerem que a pipoca pode ser uma escolha prudente para quem deseja diminuir a sensação de fome enquanto tenta controlar a quantidade de calorias que ingere e, como consequência, o peso corporal.

Veja também: Alimentos ricos em proteínas – 24 alimentos que vão te ajudar a ficar mais forte!

Afinal, pipoca engorda ou emagrece?

dúvida 1024x626 - Pipoca engorda ou emagrece? Veja a verdade por trás da dúvida eterna!

A resposta pode te surpreender, mas podemos dizer que ambos!

Na verdade, a pipoca pode ser uma ótima aliada no seu processo de emagrecimento porque é uma ótima opção de lanche que traz saciedade e ajuda a não comer demais na próxima refeição, prevenindo também a sensação de fome entre uma refeição e outra.

Porém, é importante que você se atente a alguns detalhes:

  • Não exagere na dose, pois as calorias a mais da pipoca podem prejudicar o seu emagrecimento;
  • Não adicione calorias extras à sua pipoca. Logo, evite adicionar manteiga ou óleo, preferindo as opções mais naturais;
  • Sempre observe no rótulo as informações nutricionais caso opte por pipoca de micro-ondas. Neste caso, escolha as opções com menos calorias e de sabor natural.

Caso você siga estes conselhos, você pode se beneficiar de comer pipoca na hora do lanche e, ainda assim, emagrecer!

Agora você já tem sua resposta se pipoca engorda ou emagrece! O resto cabe a você usar esta informação da melhor maneira possível.

banner versão2 - Pipoca engorda ou emagrece? Veja a verdade por trás da dúvida eterna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.