Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

Alguma vez na vida você já viu alguma postagem na internet falando sobre o hibisco e imaginou para que serve chá de hibisco?

A verdade é que o chá de hibisco é feito ao se infundir partes da planta (geralmente da espécie Hibiscus sabdariffa) em água quente. O chá resultante possui um sabor característico e ficou famoso nos últimos anos por ajudar na perda de peso.

De fato, o hibisco possui muitas propriedades benéficas, algumas das quais são compartilhadas pelo seu chá.

Veja, a seguir, para que serve chá de hibisco, com 9 incríveis benefícios, que incluem ajuda na perda de peso e combate à pressão alta.

O chá de hibisco é rico em antioxidantes

pra que serve chá de hibisco 1024x768 - Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

Radicais livres e danos oxidativos atacam nossas células a todo momento e exacerbam os efeitos do envelhecimento, aumentando os riscos de enfermidades.

Diversos estudos já mostraram que existe uma relação direta entre a produção de radicais livres a o aparecimento de diversas doenças, tais como doenças autoimunes, demência, asma, diabetes, entre outras.

Um modo de se diminuir os efeitos nocivos dos radicais livres é através da atividade de compostos antioxidantes, tais como a vitamina C, por exemplo.

O chá de hibisco é rico em poderosos antioxidantes e pode, portanto, ajudar a prevenir tais efeitos desastrosos dos radicais livres.

De fato, já foi observado que, em ratos, extratos de hibisco aumentaram o número de enzimas antioxidantes e reduziram os efeitos danosos dos radicais livres e até 92%.

Além disto, também foi observado, desta vez em humanos, que ingerir um extrato aquoso aumentou o potencia antioxidante sistêmico dos indivíduos estudados, além de diminuir o estresse oxidativo.

Entretanto, estudos maiores e mais detalhados são necessários para um melhor entendimento dos efeitos dos antioxidantes presentes no chá de hibisco na saúde humana!

Para que serve chá de hibisco aplicado à redução da pressão alta

para que serve chá de hibisco aplicado à redução da pressão alta 1024x683 - Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

Se você se perguntou para que serve chá de hibisco, é bom que saiba que, ao que tudo indica, ele pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea.

Existem diversas evidências de que beber chá de hibisco regularmente pode ajudar a diminuir a pressão arterial, tanto sistólica quanto diastólica!

De fato, um estudo publicado no The Journal of Nutrition encontrou que adultos que possuía pressão alta e beberam 3 porções de 240mL de chá de hibisco por dia (por seis semanas) tiveram uma diminuição significativa da pressão sanguínea (comparado com o placebo), especialmente da pressão sistólica!

Além disso, uma meta-análise de estudos publicada em 2015 encontrou que beber chá de hibisco pode diminuir significativamente tanto a pressão sistólica quanto a diastólica!

Tomar chá de hibisco é geralmente considerado como sendo seguro. Entretanto, se você pretende fazer uso dele para baixar a pressão sanguínea, é bom que você consulte o seu médico.

Acontece que beber chá de hibisco não é recomendado para quem está tomando hidroclorotiazida, um tipo de diurético usado para tratar pressão alta, pois ele pode interagir com a droga!

Pode ajudar a melhorar o perfil lipídico

células sanguíneas 1024x614 - Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

Há algumas evidências que indicam que hibisco pode ter uma propriedade redutora de colesterol e de triglicerídeos sanguíneos. Entretanto, existem alguns estudos que não foram capazes de observar estes efeitos.

Um pequeno estudo realizado com paciente com diabetes tipo 2 encontrou que beber chá de hibisco foi capaz de aumentar o colesterol bom (HDL) e de diminuir o colesterol ruim (LDL), o colesterol total e os níveis de triglicerídeos!

Um outro estudo, desta vez realizado com pessoas que possuíam síndrome metabólica, encontrou que tomar 100mg de extrato de hibisco diariamente estava associado a uma diminuição do colesterol total e a um aumento do colesterol HDL.

Entretanto, como já foi dito anteriormente, nem todos os estudos realizados com hibisco foram capazes de encontrar este efeito positivo no colesterol.

Uma revisão de seis estudos (incluindo 474 participantes), publicada em 2013, concluiu que beber chá de hibisco no reduziu significativamente os níveis de colesterol ou de triglicerídeos.

Portanto, são necessários mais estudos de larga-escala que investiguem os efeitos do consumo do chá de hibisco no perfil lipídico.

Pode ser um ótimo aliado do fígado

ajuda a melhorar o fígado 1024x683 - Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

O fígado é um órgão completamente essencial para o corpo humano, pois é responsável por muitas das funções que nos mantêm vivos.

Alguns estudos já mostraram que extratos de hibiscos podem ter um efeito positivo na saúde do fígado.

Um estudo, por exemplo, observou que tomar extrato de hibisco durante 12 semanas foi capaz de melhorar o quadro de esteatose hepática (fígado gorduroso) de pessoas com sobrepeso!

Além disso, já foram observados, em animais, efeitos hepatoprotetores de extratos de hibisco.

Num destes estudos, foi observado uma diminuição de marcadores de danos no fígado, enquanto outro estudo observou um aumento (de até 65%) na concentração de enzimas detoxificantes no fígado.

Algo importante a destacar aqui é que todos estes estudos foram realizados com extratos de hibisco e não com o chá.

Portanto, são necessários estudos em humanos que realmente comprovem os efeitos benéficos do chá de hibisco para o fígado.

Para que serve chá de hibisco?|Perda de peso!

chá de hibisco para emagrecer 1024x682 - Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

Se você quer saber para que serve chá de hibisco, já deve ter ouvido falar que ele faz milagres para emagrecer, não é mesmo?

De fato, pode ser que parte desta afirmação seja verdade. Ele, obviamente, não é um milagre que vai te fazer perder peso de uma hora para outra.

Entretanto, há evidências de que ele pode sim ajudar no processo de emagrecimento.

Um estudo realizado com participantes obesos concluiu, após 12 semanas, que a ingestão de extratos de hibisco ajudou a diminuir o peso corporal, a quantidade de gordura, o índice de massa corporal e a razão quadril/cintura!

Um outro estudo, desta vez realizado com ratos obesos, observou que a administração de extrato de hibisco durante 60 dias foi capaz de diminuir o peso corporal dos ratos.

Além disso, há evidências de que extratos de hibiscos podem diminuir a absorção de amido e de glicose, sendo capaz de diminuir a carga glicêmica das refeições!

É por esta razão, inclusive, que o hibisco pode ser encontrado em diversos produtos para emagrecer.

Entretanto, assim como em outros efeitos observados do hibisco, os estudos foram realizados com extratos, que possuem uma concentração muito maior que o chá.

Portanto, ainda são necessários estudos que confirmem os efeitos do chá de hibisco no emagrecimento humano!

Veja também: Alimentos que aceleram o metabolismo – vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Possui propriedades antibacterianas

bactérias 1024x563 - Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

Há diversas evidências de que o hibisco possui atividade antibacteriana.

Um estudo, realizado in vitro, observou que o extrato aquoso de hibisco foi capaz de inibir o crescimento de E. coli,uma bactéria que pode causar sintomas como desconforto intestinal, gases e diarreia!

Já um outro estudo, feito também in vitro, testou a capacidade antimicrobiana do extrato metanoico de hibisco e observou que ele foi efetivo contra oito linhagens diferentes de bactérias, sendo até tão efetivo quanto alguns medicamentos para tratar infecções.

Entretanto, mais uma vez, se faz necessário afirmar que estes estudos foram realizados com extratos e em “tubos de ensaio”. Os efeitos do chá no corpo ainda devem ser investigados!

Pode ajudar na digestão

chá de hibisco pode ajudar na digestão 1024x684 - Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

Uma outra propriedade interessante do chá de hibisco é que ele é diurético. Ou seja, ele aumenta a quantidade de água e de sal expelida do corpo como urina, sendo este um mecanismo ajuda a diminuir a pressão sanguínea.

Muitas pessoas tem o costume de beber chá de hibisco, pois ele ajuda a regularizar tanto a micção quanto o intestino!

Acontece que, ao ingerir o chá, você vai aumentar também a sua ingestão de líquidos, que ajuda a manter o intestino funcionando bem, previne a constipação e ajuda na digestão!

Pode ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins?

Um outro possível benefício, mas que necessita de uma investigação mais aprofundada, é com relação aos rins.

Um estudo realizado em ratos investigou a capacidade do extrato de hibisco diminuir a deposição de cristais de oxalato de cálcio nos rins (pedras nos rins) e observou que ele realmente possui esta capacidade!

Entretanto, estudos mais aprofundados ainda são necessários para um melhor entendimento deste efeito!

Possui compostos com atividade antidepressivas

depressão 1024x666 - Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!

As flores de hibisco são ricas em flavonoides, compostos que possuem, comprovadamente, atividade antidepressiva.

De fato, já foi observado que os extratos de hibiscos também possuem propriedades antidepressivas em ratos. Entretanto, ainda se fazem necessários estudos em humanos e em menores concentrações (similares ao do chá)!

EFEITOS COLATERAIS

O chá de hibisco é, de fato, natural e possui muitos benefícios. Entretanto, temos também que ficar de olho nos seus possíveis efeitos colaterais:

  • Pressão sanguínea: como já vimos anteriormente, tomar chá de hibisco pode ajudar a diminuir a pressão. Entretanto, isto pode ser um problema se você possui pressão baixa (hipotensão).
  • Gravidez: de acordo com um artigo publicado no periódico BJOG: An International Journal of Obstetrics & Gynaecology, tomar chá de hibisco deve ser evitado por mulheres grávidas, pois possui efeito emanagogo, podendo estimular a menstruação ou fluxo sanguíneo na região pélvica (causando abordo, às vezes)
  • Fígado e interações com medicamentos: uma revisão publicada em 2013 relatou que doses muito altas de extrato de hibisco podem, potencialmente, causar danos ao fígado. Além disso, extratos de hibiscos podem interagir com hidroclorotiazida (um diurético) em animais e com paracetamol em humanos.
  • Outros medicamentos: há evidências de que consumir hibisco não é seguro para pessoas que tomam cloroquina (um medicamento para malária) porque ele pode diminuir o funcionamento do medicamento no corpo!

Afinal, para que serve chá de hibisco?

Este artigo pode lista mais ou menos para que serve chá de hibisco, listando todos os seus possíveis benefícios, bem como alguns efeitos colaterais que devemos ficar de olho.

Conforme vimos, alguns dos benefícios do hibisco são:

  • É rico em antioxidantes
  • Diminui a pressão sanguínea
  • Melhora a saúde do fígado
  • Efeito positivo no perfil lipídico
  • Ajuda na perda de peso
  • Tem atividade antibacteriana
  • Pode ajudar na digestão
  • Possivelmente previne a formação de pedras nos rins
  • Possui compostos com características antidepressivas

Tomar chá de hibisco em moderação é geralmente considerado seguro. Entretanto, há algumas outras formas de consumo (cápsulas, extratos, suplementos) que não são regularizadas e não se sabe, com toda a certeza, qual a sua composição real.

Então tenha cuidado ao consumir o hibisco nesta forma e sempre consulte um médico antes, especialmente se você sofre de algum problema de saúde ou faz uso de algum medicamento!

Veja também: Para que serve BCAA? Veja 5 funções cientificamente comprovadas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um pensamento em “Para que serve chá de hibisco? Veja agora 9 benefícios surpreendentes!”