O que é dieta cetogênica – Perigos e benefícios da low-carb extrema!

Uma das dietas da moda mais comentadas é a de baixo carboidrato, também conhecida como low-carb. Dentre as dietas deste tipo, existem uma modalidade mais extrema na restrição de carboidratos, que é chamada de dieta cetogênica. Entretanto, você sabe mesmo o que é dieta cetogênica?

É fato que já é cientificamente comprovado que a dieta cetogênica realmente ajuda a eliminar peso rapidamente, além de trazer diversos outros benefícios para a saúde.

Entretanto, há também alguns efeitos colaterais, além de algumas desvantagens que podem te fazer pensar duas vezes antes de tentar inciar uma dieta cetogênica. Além disso, há alguns quadros de saúde específicos que podem ser agravados com este tipo de dieta.

Portanto, este pequeno artigo vem esclarescer um pouco, à luz do que já é cientificamente comprovado, o que é dieta cetogência e quais são os seus reais benefícios e perigos para a saúde!

O que é dieta cetogênica?

o que é dieta cetogênica - O que é dieta cetogênica - Perigos e benefícios da low-carb extrema!

Nada melhor do que iniciar esta discussão explicando, de fato, o que é dieta cetogênica, certo?

Colocando de um modo simples, a dieta cetogênica é um tipo extremo de dieta de baixo carboidrato (Low-carb) e alta em gordura que pode oferecer alguns benefícios, mas pode também ser prejudicial!

A dieta em si envolve reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos enquanto aumenta a ingestão de gorduras e proteínas.

A dieta cetogênica padrão toma como base o consumo baixo de carboidrato, médio de proteína e alto em gordura. Um exemplo típico seria 75% de gordura, 20% de proteínas e apenas 5% de carboidratos.

Ao se fazer isto, o corpo entra em um estado metabólico chamado de cetose, passando a utilizar gordura como fonte principal de energia.

A cetose é um estado metabólico em que o corpo passa a utilizar a gordura (tanto da dieta quanto a armazenada) para produzir energia, seja diretamente ou através da produção de corpos cetônicos.

Este estado de cetose é uma forma leve de cetoacidose, que é uma condição metabólica perigosa que normalmente ocorrem em pessoas com diabetes tipo 1.

Entretanto, a cetose não é necessariamente ruim. De fato, alguns estudos sugerem que a dieta cetogênica pode ser segura para pessoas obesas ou com um sobrepeso significativo!

Benefícios da dieta cetogênica

emagrecer com dieta cetogênica 1024x724 - O que é dieta cetogênica - Perigos e benefícios da low-carb extrema!

Para entendermos bem o que é dieta cetogênica, precisamos saber dos benefícios e efeitos colaterais.

Diversos estudos já comprovaram que a dieta cetogênica ajuda a emagrecer e a melhorar a saúde (em alguns casos).

Uma das vantagens da dieta cetogênica é que ela dá bastante saciedade, então você pode emagrecer mesmo sem contar calorias ou registrar tudo o que come!

Alguns cientistas acreditam que este tipo de dieta é bem superior a uma dieta de baixa gordura e há algumas evidências para corroborar com esta opinião.

Um estudo encontrou que a dieta cetogênica foi 2.2 vezes mais eficiente na eliminação do peso do que uma dieta de baixa gordura (low-fat), além de melhorar os níveis de triglicerídeos e de colesterol HDL.

Existem alguns motivos que podem ser os responsáveis por esta aparente superioridade da dieta cetogênica com relação a dietas low-fat. Estes podem incluir o aumento na quantidade de proteína ingerida, níveis mais baixos de glicose sanguínea e maiores concentrações de corpos cetônicos.

Veja também: Alimentos ricos em proteínas – 24 alimentos que vão te ajudar a ficar mais forte!

Outros benefícios

Além de ajudar a perder peso relativamente rápido, há evidencias de que a dieta cetogênica pode ajudar a combater o diabetes tipo 2 e o pré-diabetes.

Um estudo realizado com pacientes obesos e com diabetes tipo 2 encontrou que fazer a dieta cetogênica durante duas semanas melhorou a sensitividade à insulina em 75% e  diminuiu o peso corporal numa média de 1,34kg, além de diminuir os níveis de triglicerídeos e de colesterol!

Já em um outro estudo, feito também com pacientes com sobrepeso e diabetes tipo 2, foi encontrado que, dentre os 21 pacientes que completaram o estudo, 7 puderam parar completamente de tomar medicação para diabetes, enquanto que outros 10 puderam reduzir a medicação significativamente!

Existem evidências de que a dieta cetogênica pode ser usada para tratar ou melhorar algumas diferentes condições de saúde, tais como algumas doenças neurológicas (epilepsia, Alzheimer e Parkinson), doenças cardíacas (por diminuir alguns fatores de risco como gordura corporal,  colesterol, pressão sanguínea e glicemia), entre outras!

Efeitos colaterais da dieta cetogênica

gripe ceto e1563489833680 1024x758 - O que é dieta cetogênica - Perigos e benefícios da low-carb extrema!

A dieta cetogênica possui também algumas desvantagens e alguns efeitos colaterais. Estes ocorrem principalmente no começo da dieta enquanto o corpo se adapta!

O principal efeito colateral é um conjunto de sintomas conhecido como gripe cetogênica (“gripe ceto”), que se caracteriza por baixos níveis de energia e um função mental pobre, além de fome, náuseas, problemas com o sono, desconforto digestivo e diminuição na performance dos exercícios!

Além disso, pode também haver um desequilíbrio de água e minerais. Por este motivo, adicionar um pouco de sal extra às suas refeições ou procurar algum suplemento mineral pode ajudar!

Para tentar minimizar os efeitos da gripe cetogênica, você pode primeiro tentar uma low-carb menos restritiva durante algumas semanas para que o seu corpo possa se adaptar melhor.

O que é dieta cetogênica com aspectos negativos?

Existem algumas outras questões que não envolvem exatamente os efeitos colaterais da dieta cetogênica, mas as suas desvantagens.

Você pode, por exemplo, desenvolver algum tipo de deficiência nutricional caso esteja restringindo demais a dieta ou exagerando no consumo de gorduras ruins e carne vermelha!

É essencial incluir uma variedade de alimentos saudáveis na dieta, tais como peixes, carne vermelha, castanhas, sementes, vegetais fibrosos (não amiláceos) e frutas.

Se você suspeitar que está desenvolvendo algum tipo de deficiência, vale a pena consultar um médico e pedir por uma suplementação, caso seja necessária!

Outra possível desvantagem é que você pode recuperar rapidamente o peso que perdeu!

Acontece que a dieta cetogênica é de natureza bastante restritiva, já que praticamente elimina da dieta um dos três macronutrientes.

É devido a esta extrema natureza restritiva que ela também é difícil de manter durante longos períodos de tempo. Assim que você sai da deita e começa e comer carboidratos novamente, você pode voltar a engordar rapidamente!

Outro cuidado que se deve ter ao se fazer a dieta cetogênica é prestar atenção à saúde do fígado, já que ele trabalha muito mais para converter as gorduras ingeridas em corpo cetônicos e para oxidar os ácidos graxos livres!

É por este motivo que é bom você evitar fazer este tipo de dieta caso tenha problemas de fígado!

Devido à natureza extremamente restritiva, muitos especialistas afirmam que a dieta cetogênica deve ser usada apenas como um último recurso.

Além disso, é extremamente aconselhável que ela seja feita com a supervisão de um médico ou nutricionista e por apenas breves períodos de tempo!

É verdade que as pessoas apresentam uma perda rápida de peso, mas a maioria do peso perdido inicialmente não é de gordura, mas do glicogênio armazenado e da água que o acompanha!

O que evitar e o que comer

carboidratos no biscoito 1024x683 - O que é dieta cetogênica - Perigos e benefícios da low-carb extrema!

Para entendermos o que é dieta cetogênica, devemos entender que há alimentos permitidos e alimentos terminantemente proibidos nesta dieta.

O consumo de qualquer alimento com alto teor de carboidratos, por exemplo, deve ser limitado.

Dentre os alimentos que devem ser evitados, temos:

  • Alimentos com açúcar: suco de fruta, refrigerantes, bolos, sorvetes, doces em geral, etc.;
  • Grãos ou amidos: produtos à base de trigo, arroz, massas, cerais etc.;
  • Frutas: todas, exceto pequenas porções de bagas (morangos, framboesas, amoras);
  • Leguminosas: ervilha, feijão, lentilha etc.;
  • Raízes e tubérculos: batata, batata-doce, cenoura etc.;
  • Alguns condimentos e molhos: alguns contem açúcar e gorduras ruins (sempre observe o rótulo)
  • Gorduras ruins: limite o consumo de óleos vegetais refinados, maionese etc.;
  • Algumas bebidas alcoólicas: muitas bebidas alcoólicas contem carboidrato suficiente para tirar o seu corpo da cetose

Além de saber o que evitar, você deve também procurar saber com o que preencher grande parte das suas refeições.

bacon 1024x1024 - O que é dieta cetogênica - Perigos e benefícios da low-carb extrema!

Uma pequena lista de alimentos que você deve ser concentrar se estiver fazendo a dieta cetogênica é:

  • Carnes: vermelha, presunto, salsicha, bacon, frango e peru;
  • Peixes oleosos: salmão, truta, atum etc.;
  • Ovos: de preferência pasteurizados e ricos em ômega-3
  • Queijos: procure pelos não processados (cheddar, de cabra, cream chease, muçarela etc.)
  • Castanhas e sementes: amêndoas, nozes, sementes de abóbora, sementes de chia etc.;
  • Óleos saudáveis: azeite de oliva extravirgem, óleo de coco e óleo de abacate;
  • Abacates: o fruto inteiro ou guacamole recém preparada
  • Vegetais low-carb: a maioria dos vegetais verdes, tomates, cebola, pimentões etc.;
  • Condimentos: sal, pimenta e diversos ervas e temperos.

É sempre mais sensato basear a sua dieta em alimentos inteiros (não-processados)!

O que é dieta cetogênica: Considerações finais!

Este pequeno artigo teve como objetivo explica o que é dieta cetogênica, seus benefícios, efeitos colaterais e desvantagens.

Resumidamente, vou te explicar o que é dieta cetogênica: é um tipo extremo de dieta com baixo teor de carboidrato (low-carb) que tem como principal objetivo fazer com que o corpo utilize gordura como fonte primária de energia!

Há diversas evidências de que a dieta cetogênica ajuda a perder peso rapidamente, além de ter outros benefícios para a saúde.

Entretanto, não há evidências dos seus efeitos a longo prazo, até porque ela não é tão fácil de seguir devido à sua natureza extremamente restritiva!

A dieta cetogênica não é para todo mundo, especialmente para quem sofre de problemas hepáticos e renais, pois eles podem ser agravados por esta dieta.

Portanto, se você está pensando em começar uma dieta deste tipo, é aconselhável que consulte um médico ou nutricionista antes, além de ter um acompanhamento profissional durante toda a duração da dieta.

banner versão6 - O que é dieta cetogênica - Perigos e benefícios da low-carb extrema!

Fontes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 pensamentos em “O que é dieta cetogênica – Perigos e benefícios da low-carb extrema!”