Não consigo emagrecer – 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Não consigo emagrecer!!!!” Este pode ser um pensamento que, vez ou outra, aparece na sua mente. E o pior de tudo é que você realmente não sabe o motivo, afinal, você está fazendo tudo o que deveria, não é mesmo?

Então…veja aqui 17 motivos porque você pode não estar conseguindo emagrecer!

1 – Inventar desculpas

Desculpas e1544501283496 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

É verdade que muitos de nós temos o dia bastante ocupado. Mas vamos combinar que a gente sempre acha um tempinho para fazer aquilo que nos dá prazer.

Então se você quer mesmo emagrecer, não arrume desculpas como “meu metabolismo é lento”, “não tenho tempo de ir para a academia’, não consigo fechar a boca”, entre outras.

Sempre que estiver com uma desculpa na ponta da língua, lembre-se que sempre tem alguém numa situação igual ou pior que a sua e que, mesmo assim, consegue ir atrás dos objetivos.

Então vamos parar de inventar desculpas e colocar a mão na massa!

2 – Não fazer exercícios

cat 1351612 1920 1024x681 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Acredito que não é preciso dizer, mas a atividade física tem muito mais benefícios do que “fazer emagrecer”.

Dependendo da atividade, você pode prevenir uma série de doenças, inclusive doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, obesidade, dor lombar, osteoporose, entre outras.

Além disso, atividade física pode melhorar a autoestima e combater o estresse.

Então, a menos que você tenha algum motivo de saúde que te impeça de praticar exercícios físicos, não tem porquê não começar o quanto antes.

Eu sei que pode parecer difícil e chato no começo, mas com o tempo você vai aprender a gostar e vai até sentir falta quando não fizer o treino do dia!

3 – Treinar incorretamente

fitness 465205 1920 1024x683 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Muita gente acha que, apenas por estar fazendo uma atividade física, vai emagrecer automaticamente.

Mas um bom treino depende muito do modo como é realizado. Para evitar lesões e maximizar os resultados, os movimentos devem ser feitos da maneira certa juntamente da posição correta do corpo.

É por isso é sempre bom ter o acompanhamento de um profissional capacitado quando estiver fazendo os exercícios.

Lembre-se que, se você realizar o exercício de maneira incorreta, corre o risco de sofrer lesão. E se isso acontecer, vai te atrapalhar muito no processo de emagrecimento.

4 – Come rápido demais

hunger 413685 1920 1024x683 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Alguns estudos já constataram que pessoas obesas tendem a comer mais rápido (ou a mastigar menos) que pessoas na faixa de peso ideal.

Além disso, quanto mais se mastiga cada bocada, mais os hormônios responsáveis pela sensação de saciedade são liberados. Isso significa que, se você mastigar mais cada bocada, vai sentir aquela sensação de saciedade mais rapidamente.

Ou seja, comer mais devagar e mastigar mais vezes vai te trazer aquela sensação de saciedade mais rápido e, consequentemente, você não terá que repetir o prato ou comer mais, o que vai te fazer comer menos, no fim das contas.

5 – Está usando a estratégia errada para emagrecer

board 2449726 1920 1024x683 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Basicamente, para emagrecer, devemos consumir menos calorias que gastamos. Partindo desse princípio, muita gente decide diminuir drasticamente o total de calorias consumidas e ainda pratica exercícios físicos.

Essa não é uma maneira muito eficiente de agir se você que emagrecer.

Isso ocorre porque o corpo tem uma maneira muito eficiente de funcionar.

Quando você come pouco e ainda faz coisas que exigem energia, tipo atividade física, o corpo acha um jeito de realizar suas funções de maneira mais eficiente.

Ou seja, o corpo vai diminuir o seu metabolismo, gastando menos energia que antes para realizar as mesmas atividades. E esse é que é o problema se você quer emagrecer!

Porque ao mesmo tempo que você está comendo menos, você também está gastando menos energia. Ou seja, é trabalho perdido.

Portanto, para conseguir de fato emagrecer, você deve estar num déficit calórico de até 20% do seu total de calorias, se alimentar de maneira satisfatória (com todos os nutrientes adequados) e realizar musculação e atividades aeróbicas que favoreçam a queima de gordura horas depois do exercício, como o HIIT, por exemplo!

6 – Dorme mal

good night 1505195 1920 1024x768 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Você sabia que o corpo continua gastando calorias mesmo durante o sono?

Isso significa que você, literalmente, emagrece dormindo. Você pode até observar no espelho e ver se, depois de uma boa noite de sono, o seu corpo não mais sequinho!

Mas não é essa a razão porque dormir mal pode estar atrapalhando o seu processo de emagrecimento!

Na verdade, já foi descoberto que uma boa noite de sono altera os níveis de alguns hormônios responsáveis pela sensação de fome e de saciedade.

Quando você dorme bem (umas 7h), os níveis de grelina, um “hormônio da fome”, diminuem e os níveis de leptina, um “hormônio da saciedade” aumentam.

Dessa forma, ao acordar, o seu cérebro entende que o corpo está bem alimentado e não necessita de tanta comida.

Já se você dorme mal, os níveis de grelina permanecem maiores e os de leptina, menores, o que faz o seu cérebro pensar que você precisa está precisando comer o quanto antes.

Isso pode, muitas vezes, te induzir a comer mais ao acordar e, ainda pior, escolher alimentos menos saudáveis, tais como aqueles cheios de açúcares e gordura.

7 – Não bebe água o suficiente

water 2296444 1920 1024x731 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Mais de 70% do corpo humano é constituído de água! Ela exerce muitas funções, desde servir como meio para reações químicas necessárias para a vida até como parte do produto dessas reações.

Existem muitos estudos que relacionam o aumento na ingestão de água com o emagrecimento. Veja alguns dos motivos a seguir:

  • Beber 500mL de água gelada pode aumentar o total de calorias gastas até pelo menos uma hora depois. Alguns estudos, inclusive, mostraram que podem levar à perda moderada de peso.
  • Beber água antes das refeições pode reduzir o apetite em pessoas de meia idade ou mais velhas. Isso, por si só, pode levar à perda de peso.
  • Beber mais água, especialmente quando no lugar de bebidas calóricas, pode levar ao consumo reduzido de calorias e reduzir o risco de ganho de peso e de obesidade a longo prazo, especialmente em crianças
  • De acordo com alguns estudos, beber de 1-2 litros de água por dia é o suficiente para auxiliar na perda de peso, especialmente se consumidos antes das refeições.

8 – Não traça metas realistas

target 1955257 1920 1024x682 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Quando se está prestes a fazer uma mudança de hábitos, como iniciar uma dieta, é sempre sensato traçar metas realistas, especialmente se você ainda está no início.

É normal você pensar que, do dia para a noite, vai mudar toda a sua alimentação, passar a ir 5 dias na semana para a academia, dormir direito etc. Aí quando você não consegue, acaba se frustrando e se desmotivando!

É aí que entra o como você deve mudar suas metas para mais realistas. Tipo…essa semana, irei duas vezes a academia, na próxima, três vezes, e assim por diante, até chegar onde você pretende.

O mesmo vale para alimentação, sono, entre outros.

Isso funciona melhor porque a cada meta pequena que você consegue alcançar, você se motiva um pouco mais e consegue seguir com a motivação lá no alto!

9 – Tem medo de consumir gorduras

leo 738x1024 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Muitas pessoas acabam evitando o consumo de qualquer tipo de gordura por medo ou falta de informação.

Mas o corpo necessita de determinada quantidade de gordura para realizar diversos processo para se manter saudável. Por exemplo, existem vários hormônios que são fabricados a partir da gordura que obtemos da alimentação.

Então, é preciso consumir gorduras boas de maneira correta, até porque, além de contribuírem para o equilíbrio hormonal, dão sensação de saciedade e também fornecem energia!

10 – Alguma doença está te impedindo

laboratory 3827736 1920 1024x683 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Outro motivo para você não estar conseguindo emagrecer é por causa de saúde.

Você pode ter algum tipo de doença que esteja te impedindo de perder peso. Alguns exemplos seriam hipotireoidismo, ovário policístico, algumas doenças cardíacas, estresse.

É por isso que é sempre indicado estar a par da sua saúde. Então faça uma avaliação médica completa assim que possível.

11 – Consomemaiscalorias que queima

balance 154516 1280 1024x661 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Agora você pode estar pensando: “eu faço tudo que deveria, me exercito, faço dieta a semana toda e mesmo assim não consigo emagrecer. Porque não consigo?”

Então…

Você pode estar consumindo mais calorias do que queima e isso pode ser porque o seu corpo se adaptou a sua dieta ou porque você está comendo mais do que deveria!

Um dos motivos pode ser que você está se enganando ao consumir alimentos que parecem light, mas na verdade, são bastante calóricos. Já outro motivo pode ser aquela escapadinha no fim de semana que já virou hábito.

De qualquer forma, vale a pena observar todas as suas escolhas alimentares e determinar se elas são as mais indicadas para você alcançar no corpo que quer!

12 – Não limpa a despensa

pantry 416596 1920 e1544558996750 1024x888 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Vamos combinar que é bem mais difícil você sair da dieta se não tiver nenhum tipo de comida por perto que te possibilite isso.

Então, se você não tem muito controle sobre os seus impulsos alimentares, é uma boa ideia manter por perto apenas os alimentos que fazem parte do seu regime alimentar.

Assim, vai ser muito mais difícil você meter o pé na jaca e atrapalhar o seu progresso de emagrecimento!

13 – Metabolismo lento demais

snail 2345418 1920 1024x724 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Pode ser que, por questões genéticas, o seu metabolismo seja naturalmente lento.

Aí você pode estar se perguntanto: “como acelerar o metabolismo?”

Bom…você pode adotar estratégias efetivas para acelerar o metabolismo e queimar gorduras.

Um dos jeitos de fazer isso é introduzir alimentos termogênicos na sua dieta, como chá verde, café, gengibre, pimenta, canela, entre outros. Eles não vão fazer milagre, mas podem dar uma forcinha com seus efeitos termogênicos!

Você também pode acelerar seu metabolismo praticando exercícios de alta intensidade (tipo o HIIT, treino intervalado de alta intensidade), que deixam o seu metabolismo acelerado horas depois de você ter terminado o treino.

A terceira maneira de acelerar o metabolismo é você aumentar a sua quantidade de massa muscular.

Acontece que os músculos precisam de bastante energia realizar suas funções. Ou seja, quanto mais células musculares você tiver, mais acelerado será o seu metabolismo.

14 – Faz pouca musculação

treinando1 1024x683 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

A construção de músculos é uma etapa importante para a perda de peso porque quanto maior a sua massa muscular, maior vai ser o seu metabolismo.

Além disso, a musculação em si já promove maior gasto calórico após o término do treino porque o corpo utiliza mais energia para recuperar e reconstruir os músculos afetados durante o treino.

15 – Foca em aeróbicos de baixa e moderada intensidade

fitness 1990340 1280 1024x667 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Não sei se você já ouviu falar, mas muito tem se falado que exercícios de baixa e média intensidade não ajudam muito no emagrecimento.

Muito pelo contrário…eles podem até engordar!

Isso ocorre porque esse tipo de atividade tem pouco efeito no gasto de gordura em repouso e, além disso, promovem pouco gasto calórico durante o exercício.

Além do mais, o corpo possui mecanismos de adaptação que acabam revertendo as alterações promovidas pelo exercício.

Por exemplo, o corpo desacelera o metabolismo durante o resto do dia para compensar pela energia gasta durante o exercício.

Além do mais, ainda é possível que ocorra um aumento no apetite depois do treino aeróbico, o que aumenta as chances de você comer mais.

Uma alternativa bem mais eficiente para a queima de gordura é a utilização do HIIT (High Intensity Interval Treining), que significa treino intervalado de alta intensidade.

Além de poder ser feito em menos tempo (de 4 min até 30 minutos ou menos), o HIIT é 9 vezes mais eficiente em queimar gordura do que os aeróbicos de intensidade baixa a moderada. E, ainda, auxiliam a manter ou, dependendo, aumentar a quantidade de massa magra, entre muitos outros benefícios!

Portanto, se você quer mesmo perder gordura de forma eficiente, aposte em treinos HIIT, que vão te ajudar a economizar um tempo precioso e promover a queima acelerada de gordura, mesmo até 48h depois do treino!

Para ver 7 exercícios super eficientes para perder gordura e que podem ser feitos na versão HIIT, clique aqui!

16 – Quer resultados instantâneos

waiting 410328 1920 1024x683 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

O erro de muitos que querem emagrecer e começam um programa de emagrecimento é querer resultados instantâneos.

Você não ganhou 5, 10, 20 kg do dia para a noite e, com toda a certeza, não vai perdê-los assim.

Então não se frustre com a falta de resultados nas primeiras semanas. Mas monitore sempre os dados mais importantes, como quantidade de massa magra, percentual de gordura, medidas e, com menor importância, o peso.

Se, mesmo depois de 1 mês que você iniciou e se manteve no programa, você não começar a ver resultados, está na hora de ver o que está te impedindo.

É por isso que é sempre bom ter o acompanhamento de um profissional de nutrição e educação física, para que eles possam te apontar qual pode ser o problema que não te deixa emagrecer!

17 – Está com deficiência de nutrientes

biotin 910242 1920 1024x636 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!

Você pode estar comendo, mas não se nutrindo. Deixa eu te explicar um pouco…

Quando você ingere alimentos sem muitos nutrientes, você está ingerindo calorias vazias.

Ou seja, está obtendo energia, então não vai morrer de fome, mas não está obtendo os nutrientes necessários para o funcionamento correto do corpo.

O processo de emagrecimento depende enzimas que não vão funcionar corretamente se o seu corpo não estiver propriamente abastecido com os nutrientes necessários, tais como vitaminas e minerais.

É por isso que você deve preferir alimentos não industrializados, ricos em vitaminas e minerais. Além disso, tenha uma alimentação com níveis equilibrados de carboidratos, gorduras e proteínas.

Existe, inclusive, um regime alimentar, chamado de dieta flexível, que visa justamente a alimentação equilibrada com carboidratos, proteínas e gorduras. Nesta dieta, você pode comer de tudo (com moderação) e, ainda assim, ter resultados reais!

Agora que você já viu o que pode estar te sabotando, clique aqui e veja 10 atitudes que te ajudarão a emagrecer e permanecer assim!

banner versão2 - Não consigo emagrecer - 17 motivos porque você não consegue emagrecer!