Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Aquela pessoa que quer emagrecer e que nunca pesquisou no google sobre dicas para emagrecer, que atire a primeira!

Pois é… acho que todos que querem perder aqueles quilinhos a mais estão sempre em busca de uma informação nova sobre o que podem fazer para emagrecer!

Já vou te adiantando aqui que não tem muito segredo não. Uma alimentação equilibrada, saudável e sem neuras e uma boa dose de exercícios físicos devem ser suficientes.

Mas tem vezes que não é assim tão simples e que precisamos de algumas dicas mais específicas que facilitam esse processo, não é mesmo?

Neste artigo você vai aprender sobre 10 dicas para emagrecer que vão te ajudar nesse processo que às vezes é bastante complicado, não é mesmo?

Mas antes de começar as dicas para emagrecer, você vai ver que pequenas atitudes, e que não exigem tanto esforço ou sacrifício assim, já podem ser aliadas do seu emagrecimento. E são coisa bem simples, como dormir bem ou mastigar mais!

Então confira mais a fundo as nossa 10 dicas para emagrecer a seguir!

Se você preferir, pode conferir o conteúdo deste artigo no vídeo abaixo!

Comer saudável é o caminho

vegetais 1024x681 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Pode não ser novidade para você, mas a verdade é que a grande maioria das ditas “dietas da moda” não funcionam a longo prazo.

Isso acontece porque são muito restritivas, o que coloca o nosso psicológico num estado de tensão constante, sempre se preocupando o que pode comer!

Pouquíssimas pessoas conseguem se manter “magras” depois de uma dieta restritiva. Entretanto, as que conseguem geralmente saem com algum tipo de distúrbio alimentar causado pela extrema restrição imposta pela dieta!

É por esse motivo que dietas restritivas geralmente não funcionam a longo prazo.

Portanto, o indicado é que faça uma reeducação alimentar em vez de uma dieta restritiva. Ou que, pelo menos, você siga uma dieta não seja restritiva, tal como a dieta flexível.

Apesar de não existir alimento milagroso, existem aqueles que podem dar uma turbinada no seu processo de emagrecimento. Para conhecer um pouco mais de 6 desses alimentos, clique aqui!

Não se limite: pode comer de tudo, mas tenha moderação

asparagus 2169305 1920 2 1024x683 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

O nosso corpo é uma máquina maravilhosa que necessita de diversos nutrientes para funcionar.

Dentre os nutrientes que são necessários, os que precisam ser ingeridos em maior quantidade são os macronutrientes, que são divididos em carboidratos, proteínas e gorduras.

Os nutrientes que precisam ser consumidos em menor quantidade, mas que ainda sim são necessários para o bom funcionamento do corpo, são chamados micronutrientes (vitaminas e minerais).

Logo, para suprir suas necessidades diárias de macronutrientes e micronutrientes, você pode comer de tudo. Entretanto, escolha as opções mais saudáveis para a maioria das refeições do dia.

Para dizer a verdade, essa é a base da dieta flexível, em que você pode emagrecer sem deixar de comer aquela guloseima que você tanto gosta. Para conhecer um guia completo sobre dieta flexível, com depoimentos de quem faz, clique aqui!

Sendo assim, é possível sim emagrecer comendo de tudo mesmo (pizza, chocolate, bolo, pudim, doces), mas com moderação e estando sempre consciente da quantidade de calorias, macronutrientes e micronutrientes que estão sendo consumidos.

Por isso, aposte bem no consumo de frutas e vegetais durante o dia, que te fornecerão vitaminas, minerais e fibras.

As fibras possuem diversos benefícios para o corpo, incluindo o aumento da sensação de saciedade, aumento do trânsito intestinal, entre outros!

Encare a realidade e seja paciente

waiting 410328 1920 1024x683 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Eu sei que você provavelmente está procurando por dicas para emagrecer de forma prática. Mas essa aqui é tão importante quanto. Então…vamos ser realistas?

A verdade é que as pessoas não engordam 10kg ou 20kg do dia para a noite. Então perder isso tudo instantaneamente, que é o sonho de todos, não vai acontecer.

Pode até ser que você perca de 2 ou 3kg em uma semana. Mas não se engane, geralmente este peso perdido é composto em sua maioria por água e glicogênio que estava armazenado.

A parte do emagrecimento (perda de gordura) leva tempo para acontecer.

Então seja paciente e tenha outros objetivos além do que você vê na balança, até porque os números que você vê na balança não indicam muito do seu percentual atual de gordura e massa magra, por exemplo.

Por isso, fique de olho no espelho e nas suas medidas e, se possível, faça um acompanhamento com as medidas, além do peso.

E comemore a cada centímetro e a cada grama perdido, porque significa que você está tendo resultados.

Vamos mastigar mais devagar e mais vezes?

apple 841169 1920 1024x683 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Você sabia que pessoas obesas tendem a comer mais rápido (ou a mastigar menos) que pessoas não-obesas?

Aparentemente, acontece que quanto mais se mastiga cada bocada, mais os hormônios responsáveis pela sensação de saciedade são liberados. Ou seja, quanto mais você mastigar, mais rápido você vai sentir aquela sensação de “meu estômago tá cheio”!

Consequentemente, se você mastigar mais divagar ou mais vezes, não terá que repetir o prato ou comer mais, o que vai te fazer comer menos, no fim das contas.

Tenha uma alimentação rica em fibras

oat 2775006 1920 1024x576 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Dentre as dicas para emagrecer nesse artigo, essa já foi um pouco descrita mais acima.

Na verdade, as fibras ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, além de impactarem positivamente no trânsito intestinal.

As fibras também podem ajudar a controlar a glicemia, já que retardam a velocidade de digestão dos alimentos. Portanto, podem ajudar a minimizar o efeito drástico que os carboidratos refinados possuem na glicemia.

Então, aposte em alimentos ricos em fibras, como aveia, frutas, vegetais, alimentos integrais, feijão preto, linhaça, nozes, entre outros!

Veja também: Pipoca engorda ou emagrece? Veja a verdade por trás da dúvida eterna!

Coma proteínas de qualidade e na quantidade certa

egg 943413 1920 1024x683 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Muito se fala sobre o consumo de proteínas em dietas para emagrecer.

De fato, consumir a quantidade certa de proteínas pode diminuir (ou impedir) a perda de massa muscular no processo de emagrecimento.

Além disso, digerir proteínas é um processo que necessita de um pouco mais de energia por parte do corpo. Ou seja, você gasta um pouco mais calorias ao comer mais proteínas.

Outra vantagem do consumo de proteínas, que é bom que seja em todas as refeições, é que ela ajuda a manter a glicemia estável, fazendo você sentir menos fome ao longo do dia.

Mas quando for consumir proteínas, invista em fontes com proteínas de qualidade, como carnes magras, ovo, leite, feijão, entre outros.

Além disso, é importante que você saiba quais são os alimentos ricos em proteínas para que você possa ter uma dieta mais diversificada e equilibrada!

Se você se interessou, pode gostar de ler também Quantas calorias tem um ovo e porque isso não importa muito!

Atenção para as fontes de proteínas de origem animal, pois muitas também possuem bastante gordura.

Por isso, fique sempre de olho e adicione a gordura consumida na sua cotinha de gordura para o dia!

Vai um café ou chá verde?

coffe 1354786 1920 1024x683 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Você já deve ter procurado por dicas para emagrecer e ter esbarrado com essa, não é mesmo? E não é por nada… vamos ver o porquê!

Muitos atletas e entusiastas de academia fazem uso da cafeína como estimulante/termogênico e não é à toa.

Para dizer a verdade, a cafeína realmente possui a capacidade de acelerar o metabolismo.

E advinha duas bebidas que possuem concentração razoável de cafeína, sendo portanto termogênicas?

Se você chutou café e chá verde, você acertou!!!

É por isso que consumir café ou chá verde faz parte desta lista de dicas para emagrecer.

Ambas as bebidas, além de possuírem cafeína, também são ricas em antioxidantes, que combatem diversos processos oxidativos nocivos no nosso corpo.

Além do mais, o chá verde possui ainda outro composto que estimula a queima de gordura. Este composto se chama galato de epigalocatequina e é um antioxidante que promove a queima de gordura da região abdominal.

Atividade física e exercícios são vida

people 2592247 1920 1 1024x678 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

A conta para perder peso é bem simples: você deve gastar mais calorias do que consome por dia!

Embora seja possível conseguir isso apenas com uma alimentação com restrição calórica, a prática de atividade física ajuda bastante no processo de emagrecimento.

Por um lado, você pode começar se movimentando mais no dia a dia, andando para o trabalho, subindo escadas, marchar no lugar no seu quarto, entre outros exemplos. Aqui, é importante que você mantenha seu corpo em movimento.

Por outro lado, é indicado que você faça exercícios mesmo, aqueles que te deixam sem fôlego, tipo um treino de verdade, seja um HIIT, natação, alguma arte marcial, entre outros.

Para dizer a verdade, muito se discute sobre que tipo de exercício é mais indicado para emagrecer, tendo sempre aquela discussão sobre os famosos exercícios de alta intensidade.

Para saber mais, leia Exercícios de alta intensidade: fazer ou não fazer?

O interessante dos exercícios de alta intensidade do tipo HIIT é que tem a capacidade de acelerar o seu metabolismo por horas após o término do exercício, potencializando a queima de gordura.

Dicas para emagrecer: fazer musculação, sim ou não?

bodybuilder 646482 1920 1024x758 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Quando estamos em déficit calórico por muito tempo, como numa dieta de perda de peso, o corpo tende a se livrar dos tecidos que mais gastam energia. Isso ocorre com os músculos, por exemplo.

Então, se você não mostrar ao seu corpo que aquele tecido é importante e está sendo usado, ele vai ser consumido cedo ou tarde.

É por esse motivo que você também deve fazer exercícios de musculação. Ou seja, com a musculação, você previne que os músculos sejam lentamente consumidos pelo corpo porque não estariam sendo úteis e estariam lá apenas gastando energia!

Tenha ótimas noites de sono

tiger 1285229 1920 1024x681 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Dentre todas as dicas para emagrecer, talvez essa seja a mais fácil para uns e a mais difícil para outros!

Dormir é uma necessidade e disso ninguém tem dúvida, não é mesmo?

Além de ser necessário para um corpo saudável e uma mente sã, um bom sono pode te ajudar a emagrecer.

Para dizer a verdade, se você não dorme o suficiente, os níveis de alguns hormônios
– responsáveis pela sensação de fome e saciedade ao acordar – são alterados.

Já foi descoberto que uma noite mal dormida implica num aumento de grelina (hormônio da fome) e diminuição da leptina (hormônio da saciedade)!

Então, depois de uma noite mal dormida, você acorda com fome e, ainda pior, com certa propensão a escolher alimentos menos saudáveis, cheios de açúcar e gordura!

Considerações finais sobre dicas para emagrecer

Como vimos aqui, algumas dicas para emagrecer não são tão complicadas assim de serem aplicadas, tipo dormir bem, mastigar mais e ser paciente e realista.

Já outras exigem um pouco mais de atenção, conhecimento e esforço da sua parte, como fazer exercício e musculação e saber que alimentos comer e em que quantidades!

Entretanto, nenhuma delas é muito difícil de ser seguida. O que importa mesmo é que você tenha foco no seu objetivo e mantenha sempre a motivação para chegar lá.

E se alguma, ou algumas, dessas dicas te ajudaram, melhor ainda!

banner versão6 - Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um pensamento em “Dicas para emagrecer: 10 dicas simples para seguir hoje”