Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

Com esta pandemia ocorrendo devido ao novo coronavírus, muitas pessoas começam a querer saber como melhorar o sistema imune para ser capaz de melhor combater esta infecção.

Em meio a toda esta pandemia, muito já foi falado sobre receitas e suplementos milagrosos capazes de aumentar o sistema imune e torna-lo o melhor que existem para combater infecção.

A verdade é que não há muitas evidências científicas sólidas sobre como melhorar o sistema imune através do uso de suplementos ou de determinadas receitas.

Entretanto, existem coisas que você pode fazer para tentar garantir que o seu sistema imunológico esteja nas melhores condições possíveis e, acredite se quiser, nenhuma delas é tomar uma dose extra de vitamina C (pelo menos não neste artigo).

Veja, a seguir, 8 coisas que você pode fazer para “melhorar” o seu sistema imune!

Mas, antes de entrarmos nos que você pode fazer para aumentar o sistema imune, vamos entender um pouco sobre o que ele realmente é!

Como funciona o sistema imune?

como melhorar o sistema imune funcionamento 1024x683 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

Explicando de um modo bem simplificado, o sistema na verdade funciona com diferentes camadas de defesa, que incluem barreiras físicas como a pele, os cílios  (estruturas minúsculas semelhantes a pelo) que estão presentes nas vias aéreas e células especializadas que reconhecem e atacam substâncias e organismos de fora, tais como vírus e bactérias!

Algumas células do sistema imune são não específicas e acabam destruindo qualquer coisa que aparente ter origem forra do corpo, já outras células produzem anticorpos específicos que reconhecem e alvejam marcadores proteicos (antígenos) na superfície dos germes.

Além disso, o sistema imune possui a habilidade de reconhecer patógenos com os quais ele já tenha entrado em contato anteriormente e preparar uma resposta rápida.

Mas então, como melhorar o sistema imune?

como melhorar o sistema imune 1024x512 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

A questão de como melhorar o sistema imune é bastante difundida, especialmente no nicho da saúde e do bem estar, sendo possível encontrar diversos produtos que prometem “melhorar o sistema imune” ou aumentar o sistema imunológico.

Apesar disto, a verdade é que, como se trata de um sistema composto de várias partes, o sistema imunológico necessita estar em equilíbrio para funcionar da melhor maneira possível, não sendo possível encontrar uma “pílula mágica” que fará o sistema imune funcionar de maneira impecável.

Entretanto, existem algumas coisas que podemos fazer para garantir que o nosso sistema imune esteja em sua melhor forma e pronto para combater os agentes causadores de infecções.

Existem, portanto, algumas abordagens baseadas em fatos científicos que podem ser usadas para “melhorar o sistema imune”, sendo a maioria recomendada para o bem estar geral.

Beba álcool com moderação

beba menos álcool 1024x683 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

Ingerir bebidas alcoólicas pode causar desidratação, o que pode atrapalhar no bom funcionamento do sistema imune, já que as células não são capazes de realizar suas funções de modo otimizado quando submetidas a este tipo de condição.

Além disso, há evidências que mostram que a ingestão elevada de álcool pode suprimir a função imune, o que pode diminuir a habilidade do corpo em se defender contra infecções, pode contribuir com danos aos órgãos relacionadas à ingestão de álcool e prejudicar a recuperação de lesões nos tecidos.

Além disso, o álcool altera a contagem de micróbios na microbiota intestinal, que é uma comunidade de microrganismos que afetam o sistema imune.

Mas não se desespere ainda, pois você não precisa parar de beber completamente se não quiser.

Você pode beber com moderação, o que significa, de acordo com o Guia dietético dos EUA para Americanos, um drink por dia para mulheres e até 2 drinks por dia para homens, sendo que um drink equivale a 14g de álcool puro.

Diminua os seus níveis de estresse

diminui o estresse 1024x576 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

O estresse até parecer um problema pequeno quando se passa por aquilo que o estava causando, mas há estudos que mostram que altos níveis de estresse, especialmente o estresse crônico, podem comprometer ou suprimir o sistema imune, tornando-nos mais vulneráveis à infecções.

Num destes estudos, foi encontrado que o estresse causa a liberação de cortisol, que pode aumentar a inflamação, um precursor para muitas doenças.

Já em uma série de estudos feitos ao longo de 20 anos na Carnegie Mellon University, os voluntários foram expostos ao vírus da gripe e colocados em quarentena para observação.

Foi encontrado que aqueles que tinham dito que possuem menores níveis de estresse diário tinham menos chance de desenvolver sintomas da gripe!

Portanto, o seu corpo faz combate melhor as doenças e cura ferimentos mais eficientemente quando não está num estado de estresse.

Logo, aprender técnicas para lidar com o estresse, tais como meditação, respiração controlada ou fazer uma terapia pode ser uma maneira de melhorar o sistema imune.

Coma bastante frutas e vegetais

coma frutas e vegetais 1024x581 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

Munir o seu corpo com nutrientes e antioxidantes, que podem ajudar na função do sistema imune, também é uma boa pedida se você gostaria de saber como melhorar o sistema imune.

Em razão disto, procure sempre adiciona frutas e vegetais de cores variadas nas suas refeições.

O recomendado, de acordo com o Guia dietético dos EUA para Americanos, para uma média de 2.000 calorias consumidas, se consuma 2 xícaras de frutas e 2,5 xícaras de vegetais por dia!

Veja também: Dicas de uma alimentação saudável – 15 dicas para uma saúde melhor!

Vitamina D também é importante

vitamina D é importante 1024x683 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

A vitamina D tem um papel crucial no auxílio do sistema imune, pois ajuda o corpo a produzir os anticorpos que podem, então, combater as enfermidades.

A forma ativa da vitamina D é enviada a diferentes áreas do corpo, incluindo o cérebro, ossos, intestinos e células imunes, onde se ligam a receptores destas células, o que faz com que elas fiquem ativas.

Entretanto, apesar disto, muita gente não possui quantidades suficientes desta vitamina no corpo, que é produzida com o auxílio da luaz UV dos raios solares.

Apesar disto, você também pode conseguir vitamina D através de alimentos, especialmente aqueles ricos nesta vitamina, tais como peixes gordurosos e frutos do mar, cogumelos, ovos (especialmente a gema), entre outros.

Se você acredita que não possui vitamina D o suficiente, basta conversar com o seu médico (ou sua médica) sobre isso e fazer os testes necessários para que, caso necessário, você tome o suplemento de vitamina D na dosagem mais adequada.

Dormir bem deve ser uma prioridade

dormir bem 1024x653 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

Dormir bem durante o tempo suficiente é algo chave se você que ter o seu sistema imune trabalhando da melhor forma possível.

Dormir o suficiente ajuda o corpo a se recuperar do estresse diário (tanto físico quanto mental), o que nos ajuda a promover um melhor funcionamento do sistema imune.

Já quando não dormimos o suficiente, o nosso corpo diminui a produção de proteínas protetivas chamadas de citocinas, as quais são precisadas em maior quantidade pelo sistema imune quando ele está lidando com alguma infecção ou inflamação enquanto está em estado de estresse.

Embora haja algumas discussões sobre isto, recomenda-se que se durma entre 7h e 9h de sono para os adultos até 64 anos e entre 7h e 8h para pessoas com mais de 64 anos.

Portanto, focar em ter melhores noites de sono é uma boa maneira de deixar o seu sistema imune mais forte.

Para conseguir isto, tente ir para a cama em horários regulares, acorde sempre nos mesmos horários e evite: telas luminosas (celular, monitor do computador, TV), comer e se exercitar perto do horário de dormir.

Lave as mãos com frequência

melhorar o sistema imune lanvando as mãos 1024x674 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

Lavar as mãos com frequência vai te ajudar a manter vírus e bactérias longe dos olhos, nariz e boca (isto é especialmente importante durante este tempo de pandemia do novo coronavírus).

Este hábito reduz a variedade e número de germes aos quais o seu corpo é exposto, impedindo o sistema imune de ficar sobrecarregado!

Recomenda-se que as mãos sejam lavadas com sabão e água por pelo menos 20 segundos, o que seria mais ou menos o tempo suficiente para cantarolar duas vezes a música “parabéns para você” do início ao fim.

Mantenha uma rotina regular de exercícios

se exercite regularmente 1024x731 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina (dos Estados Unidos), ter um corpo fisicamente ativo pode ajudar a manter patógenos longe dos pulmões e das vias aéreas, o que pode minimizar as chances de se contrair uma gripe, resfriado ou outras doenças.

Além disso, o exercício pode dar uma ajuda aos anticorpos e células sanguíneas ao faze-los circularem mais amplamente pelo corpo, podendo detectar doenças de uma maneira melhor do que fariam se não estivessem se movendo tanto!

Não fume (ou pare imediatamente se ainda não tiver parado)

para de fumar 1024x683 - Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!

Você já deve saber que fumar faz mal para a saúde, possuindo diversos efeitos maléficos, especialmente nos pulmões.

Entretanto, além disso, o hábito de fumar também pode prejudicar, e muitas vezes causar um dano direto, a algumas partes do sistema imunológicos.

Como alguns exemplos, fumar pode causar imobilização dos cílios, pequenas estruturas semelhantes a pelos que ficam nas vias aéreas e ajudam a varrer as bactérias para fora e que são a primeira linha de defesa contra infecções respiratórias e, quando ficam imobilizados, torna-se mais fácil para germes terem acesso aos pulmões.

Considerações finais sobre como melhorar o sistema imune

Aprender como melhorar o sistema imune pode ser algo um tanto quanto complicado.

A verdade é que o sistema imune é composto por muitas camadas diferentes que precisam operar em harmonia para que o sistema como um todo funcione em sua capacidade máxima;

Enquanto não há muitas evidências de que certos alimentos ou suplementos possam, de fato, aumentar o sistema imune, você ainda pode fazer certas coisas para garantir que tudo esteja em ordem no seu corpo para que o sistema funcione da melhor maneira possível.

Então, se você quer saber como melhorar o sistema imune, você pode começar a:

  • Não fumar ou parar de fumar caso você ainda fume;
  • Moderar no consumo de álcool
  • Ter uma rotina de exercícios
  • Possuir uma alimentação saudável e rica em frutas e vegetais de diferentes cores
  • Ter certeza que os seus níveis de vitamina D estão bem
  • Lavar bem as mãos com frequência
  • Diminuir os níveis de estresse diário
  • Ter uma rotina de sono de qualidade

Fontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um pensamento em “Como melhorar o sistema imune com 8 simples ações!”