Chá verde – saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

O chá verde é uma bebida preparada a partir da infusão de folhas, geralmente secas, de Camellia sinensis, que possui muitos compostos bioativos diferentes.

Parte destes compostos também está presente no chá que, por conta disso, possui diversos efeitos no corpo, especialmente quando ingerido regularmente.

Dentre os compostos presentes no chá verde, os polifenóis são um grupo importante e bem estudado, especialmente as catequinas, com maior foco no epigalocatequina-3-galato (EGCG).

O EGCG é bastante estudado por ser um dos principais compostos bioativos presentes no chá verde e que tem potencial para ser usado no tratamento de várias doenças.

Deve ser devido à presença do EGCG, em sua maioria, que o chá verde possui tantas propriedades medicinais diferentes, tais como atividade antioxidante, antidiabética, anti-inflamatória, entre outras.

Dentre outros efeitos dos compostos bioativos, temos a capacidade de prevenir alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares, atividade antiartrítica, antiangiogênica, antibacteriana, antiviral, neuroprotetora e efeitos de diminuição do colesterol!

Vamos ver um pouco mais sobre os diversos benefícios e alguns possíveis efeitos colaterais dessa bebida quase milagrosa!

Há compostos no chá verde que melhoram a função cerebral e podem te deixar mais esperto

esperto 1024x645 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Um outro composto presente no chá verde é a cafeína, que já é um estimulante bem conhecido por quase todos e que também está presente no café não descafeinado.

O interessante é que há menos cafeína no chá verde do que no café. Entretanto, a quantidade presente é suficiente para causar um estímulo cerebral observável, mas sem causar a agitação geralmente observada em quem bebe café.

Os efeitos da cafeína têm sido bem estudados, especialmente naqueles relacionados à atenção e percepção.

Já foi encontrado que o consumo de doses moderadas de cafeína traz benefícios como a melhora na resistência física, em funções cognitivas (especialmente estado de alerta e vigilância), no humor e também na percepção de fadiga!

Além de possuir cafeína, o chá verde também possui outro composto com atividade neurológica.

Este composto é a L-teanina, um aminoácido que aumenta a atividade do neurotransmissor inibitório Ácido Gama-Aminobutírico (GABA, do inglês gamma-Aminobutyric acid), que possui efeitos antiansiedade.

Um outro efeito interessante da L-teanina é que ela tem efeito no estado mental de quem a consome, mesmo nas doses normalmente encontradas em chás.

Neste contexto, a L-teanina tem um efeito significativo nos estados de alerta e excitação do cérebro, aumentando a atividade das ondas cerebrais do tipo alfa.

Além disso, um estudo indica também que o chá verde pode aumentar as funções cognitivas cerebrais, especialmente a memória de trabalho, o que poderia ser usado para tratar doenças de origem neuropsiquiátrica, tais como demência.

Aumenta a queima de gordura e melhora a performance física

corrida de revezamento 1024x683 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Há compostos no chá verde que possuem a capacidade de auxiliar no emagrecimento por diferentes mecanismos.

Em especial, os principais responsáveis por este efeito “emagrecedor” são a cafeína e as catequinas. Ambos agem de maneira conjunta, resultando num efeito termogênico, acelerando o metabolismo, aumentando o gasto de energia do corpo e estimulando a queima de gordura.

Entretanto, é importante frisar que estes efeitos parecem variar de indivíduo para indivíduo, pois há estudos que não mostram efeitos significativos no metabolismo, enquanto outros indicam aumentos consideráveis na queima de gordura (em 17%) após exercício físico e no gasto de energia (4%).

Antioxidantes no chá verde podem diminuir o risco de alguns tipos de câncer

chá verde 1024x668 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

A principal característica do câncer é o crescimento descontrolado de células, sendo uma das principais causas de morte no mundo.

Um dos fatores conhecido como causadores de câncer é o dano oxidativo, que pode ver de diversas fontes diferentes.

Sendo assim, compostos antioxidantes são ótimos candidatos para prevenir danos oxidativos e, como consequência, o surgimento de câncer.

Como já foi dito anteriormente, o chá verde possui capacidade antioxidante em razão da alta concentração de polifenóis presentes.

É por essa razão que é de se esperar que ele realmente possua propriedades anticâncer, o que parece ser o caso.

Dentre os diferentes tipos de câncer, há evidência do efeito deste chá milagroso em:

  • Câncer de próstata: estudos relacionando a incidência de câncer avançado de próstata e a ingestão de maiores ou menores quantidades descobriram que quanto maior a ingestão do chá, menor a incidência de câncer avançado de próstata
  • Câncer de mama: já foi observado que o consumo alto do chá (mais de 3 xícaras por dia) está inversamente relacionado à incidência de câncer de mama!
  • Câncer colorretal: a análise de diversos estudos já indicou que o consumo de chá verde possui impacto negativo no risco de se desenvolver câncer colorretal.

Ainda há estudos relatando a relação entre ingestão de chá verde e prevenção de outros tipos de câncer, como câncer do trato oral-digestivo, de fígado e de pulmão, mas estudos mais específicos ainda se fazem necessários para melhor entendimento entre estas relações.

Ahh…e se você gosta de adicionar leite ao seu chá, é bom pensar um pouco antes de fazê-lo, caso queira se beneficiar das atividades antioxidantes dele.

Acontece que há evidências de que a adição de leite a chás com alto conteúdo de polifenóis antioxidantes, tais como os chás verde e preto, pode reduzir a capacidade antioxidante destes.

Veja também: Benefícios do limão – 6 surpreendentes benefícios comprovados pela ciência!

Pode proteger o seu cérebro na velhice, diminuindo o risco de Alzheimer e Parkinson

idosa de negócios 1024x683 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Um outro possível efeito do chá verde é a prevenção de doenças neurodegenerativas, tais como as doenças de Alzheimer e de Parkinson.

Já há vários estudos em modelos animais e in vitro (cultura de células) que indicam que extratos de chá verde ou de alguns de seus compostos isolados possuem a capacidade de protege neurônios das ações de diversas toxinas e situações adversas, tendo potencial para diminuir os riscos de Alzheimer e de Parkinson.

Pode matar bactérias, melhorar a saúde bucal e diminuir o risco de infecções

boa saúde bucal 1024x479 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Um outro efeito biológico interessante das catequinas do chá verde é a sua capacidade antibacteriana e antiviral.

Diversos estudos já demonstraram que estas catequinas são capazes de matar diversas bactérias, inclusive algumas causadoras de intoxicação alimentar e de cárie bucal.

Esse é um dos motivos que faz com que o consumo de chá verde esteja associado a uma melhor saúde bucal e a um menor risco de se ter cáries.

Outro fato bem interessante, relacionado ao fato interior, é que já foi demonstrado que o chá verde pode reduzir ou até prevenir o mau hálito!

 Além disso, as catequinas presentes no chá verde também podem matar alguns tipos de vírus, tal como o vírus Influenza, causador da gripe.

Pode diminuir o risco de diabetes tipo 2

diabetes 1024x682 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

O diabetes tipo 2 é uma doença que se caracteriza por níveis elevados de glicose sanguínea em razão de resistência à insulina ou deficiência na sua produção!

Alguns estudos mostram que beber chá verde pode ter um leve efeito de redução dos níveis de açúcar no sangue, além de melhorar a sensibilidade à insulina.

Além disso, também há evidências de uma possível diminuição da concentração de insulina em jejum decorrente da ingestão do chá ou de seus extratos.

Entretanto, são necessários mais alguns estudos de longa duração e alta qualidade com respeito à sensibilidade a insulina e ao controle de glicose por suplementação com chá verde.

Outro alimento que também pode ser usado na prevenção do diabetes tipo 2 é a beterraba.

Veja também: Benefícios da beterraba crua e porque tomar suco de beterraba!

Pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares

chá verde prevenir doença cardiovascular 1024x683 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são o resultado de complicações no coração e nos vasos sanguíneos, sendo uma das maiores causas de morte no mundo!

Alguns estudos já demonstraram a capacidade que o chá verde tem de melhorar alguns dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, tais como o colesterol total, LDL e triglicerídeos.

Um exemplo de um estudo grande e de longa duração foi o realizado por pesquisadores Japoneses e publicado no Journal of the American Medical Association.

Este estudo acompanhou, por 11 anos, mais de 40 mil japoneses e japonesas com idades entre 40 e 79 anos.

O estudo concluiu que aqueles que bebiam pelo menos 5 xícaras de chá verde por dia tinha menos chances de morrer (especialmente de doenças cardiovasculares) que aqueles que bebiam menos de uma xícara por dia!

Pode te ajudar a perder peso e diminuir o risco de obesidade

perda de gordura 1024x681 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Como visto anteriormente, o chá verde pode acelerar o metabolismo e estimular a perda de gordura. Portanto, é de se esperar que ele ajude no emagrecimento, não é mesmo?

Na verdade, há pelo menos um estudo que demonstra esta capacidade de auxiliar na diminuição da quantidade de gordura corporal, especialmente da área abdominal!

Uma análise de 11 estudos diferentes demonstrou que uma mistura de catequinas e cafeína (componentes do chá verde) possuem um efeito positivo na perda e na manutenção de peso. O interessante é que também foi observado que os efeitos variam com a concentração e a etnia da pessoa!

Se quiser saber mais sobre outros alimentos que ajudam a emagrecer, leia
Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Pode reduzir o colesterol LDL

comemorando 1024x683 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Como já dito anteriormente, o chá verde possui a capacidade de reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim).

Uma análise de 14 estudos diferentes foi capaz de concluir que a administração de chá verde, seja na forma de bebida ou como extrato, foi capaz de reduzir significativamente os níveis de LDL e de colesterol total, mas sem nenhuma alteração no HDL (colesterol bom).

Dentre os estudos analisados, não foram coletados dados referentes à segurança no consumo do chá porque não houveram efeitos colaterais significativos durante o tempo de realização dos estudos.

Entretanto, é importante que se tome cuidado com o consumo de chá verde como suplemento. Isso porque a concentração dos compostos encontrados neste é muito maior do que é encontrado no chá consumido como bebida!

Pode ser usado para tratar algumas doenças de pele

cuidados com a pele 1024x683 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Os polifenóis contidos no chá verde também podem ter efeito como remédio tópico para tratamento de algumas doenças de pele, tais como psoríase.

Pelo menos é o que indica um estudo publicado no Experimental Dermatology, que avaliou o efeito dos polifenóis do chá verde em mecanismos envolvidos nos sintomas da psoríase.

Este estudo investigou os efeitos da aplicação tópica de uma solução de 0,5% desses polifenóis e foi observado que houve redução significativa dos sintomas da doença em camundongos de pele escamosa!

Possíveis efeitoscolaterais do chá verde

tristeza 1024x758 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Como tudo que envolve a nossa saúde e outros aspectos da nossa vida, devemos levar em conta os possíveis riscos envolvidos em se tomar chá verde regularmente.

De modo geral, não há muitos relatos de efeitos colaterais decorrentes do consumo do chá verde em forma de bebida.

Os riscos geralmente seriam semelhantes aos da ingestão de outros tipos de chá (preto, branco etc.), sendo relacionados principalmente à cafeína e outros componentes do chá verde.

Entretanto, efeitos tóxicos mais sério já foram observados para quem toma cápsulas de chá verde, geralmente vendidas como suplemento alimentar.  Neste caso, a concentração dos princípios ativos é muito superior à das bebidas, tendo casos em que foi observada toxicidade no fígado, entre outros.

Ainda assim, é importante que você saiba que podem ocorrer um ou mais dos seguintes efeitos colaterais ao se ingerir o chá verde na forma do chá em si.

Efeitos da cafeína

ansiedade 1024x682 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Já foi dito anteriormente que a cafeína é responsável por parte dos efeitos positivos do chá verde. Entretanto, o seu consumo, especialmente em altas doses, pode levar a efeitos colaterais indesejados!

Por exemplo, o consumo de muita cafeína pode causar ansiedade, dores de cabeça, perturbação gástrica e interferência no sono em algumas pessoas.

É importante frisar que o consumo de altas doses de cafeína por mulheres grávidas pode elevar o risco de defeitos de nascimento ou de abortos espontâneos, sendo que a dose de até 300 mg/dia pode ser considerada segura.

Considere que 1g de folhas de chá verde tem, em média, entre 11mg e 20mg de cafeína (de acordo com a Foods and nutrition encyclopaedia, 1983) e que um saquinho de chá tem 1,8g para 1 xícara de 130mL (de acordo com a embalagem). Consequentemente, uma xícara de chá pequena deve ter entre 19,8mg e 36 mL de cafeína, muito abaixo do limite recomendado.

As catequinas podem reduzir a absorção de ferro

vasos sanguineos anemia 1024x512 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

As catequinas, polifenois contidos no chá verde, tem a capacidade de reduzir a habilidade do corpo de absorver ferro, podendo levar a casos de anemia se estiver presente em altas quantidades.

Para a maioria dos indivíduos saudáveis, beber chá verde não deve ser um problema, mas caso você tenha risco de deficiência de ferro, é indicado que aguarde pelo menos uma hora depois das refeições e que considerem sempre beber chá verde entre as refeições e não durante.

Interação com outros medicamentos

medicamentos 1024x683 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Alguns dos componentes do chá verde podem interagir com outros compostos, aumentando ou diminuindo seus efeitos.

Por exemplo, beber chá verde pode diminuir os efeitos de certos medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão.

Outros riscos de tomar chá verde excessivamente

com raiva 1024x683 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

O consumo de chá verde durante muito tempo e em quantidades excessivas pode levar, em raros casos, a outros efeitos indesejáveis, tais como inquietação, irritabilidade, arritmia, perda de apetite, constipação, espasmos, insônia, entre outros.

Os suplementos de chá verde, como já dito anteriormente, possuem uma alta concentração do chá verde, mas não possuem o suficiente de estudos relacionados aos benefícios e riscos de seu consumo ao longo prazo.

Então, sempre consulte um médico caso queira tomar o chá verde como suplemento alimentar.

Entretanto, se você for uma mulher grávida ou na fase de amamentação, tiver problemas cardíacos ou de pressão alta, problemas no fígado ou rins, úlceras estomacais ou transtorno de ansiedade, é melhor evitar tomar os suplementos ou extratos de chá verde!

banner versão2 - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Considerações Finais sobre o chá verde

Como vimos, o chá verde possui diversos benefícios para a saúde, tais como:

  • Melhora a saúde
  • Melhora o funcionamento do cérebro
  • Melhora a performance física
  • Aumenta a queima de gordura
  • Diminui o risco de ter alguns tipos de câncer
  • Pode diminuir o risco de ter as doenças de Alzheimer e Parkinson
  • Melhora a saúde bucal e diminui o risco de infecções
  • Diminui o risco de diabetes tipo 2
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares
  • Te ajuda a perder peso e diminui o risco de obesidade
  • Pode reduzir o colesterol LDL
  • Pode ser usado no tratamento de algumas doenças de pele

É bastante coisa, não é mesmo?

Por isso você também deve considerar inserir o chá verde na sua dieta. Entretanto, tenha sempre atenção a quantidade ingerida, pois a ingestão de altas doses durante muito tempo pode levar a efeitos colaterais diversos (muito raro de acontecer), como insônia, inquietação, entre outros!

Se você se interessou pelos efeitos emagrecedores desta bebida milagrosa, vai também querer ler Como perder gordura abdominal – perca barriga com o que funciona de verdade do acordo com a ciência!

Resumindo

infográfico4 porque tomar cha verde - Chá verde - saiba para que tomar chá verde e como funciona essa bebida milagrosa!

Fontes:

1 – https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-green-tea#section11

2 – https://www.medicalnewstoday.com/articles/269538.php

3 – https://www.organicfacts.net/health-benefits/green-tea.html