Benefícios do abacate – 11 benefícios desta fruta incrivelmente saudável

Você saberia dizer pelo menos 3 benefícios do abacate?

Além de saboroso, cremoso e versátil, o abacate é riquíssimo em nutrientes e possui diversos benefícios para a saúde.

Veja, a seguir, 11 benefícios do abacate, que vão desde prevenção a doenças oculares até auxílio no processo de emagrecimento.

É super nutritivo e incrivelmente saudável

benefícios do abacte 1024x683 - Benefícios do abacate - 11 benefícios desta fruta incrivelmente saudável

O abacate possui um alto valor nutritivo, sendo adicionado a diversos pratos ao redor do mundo devido ao seu bom e ótima textura.

Além disso, possui também diversas propriedades que ajudam na saúde!

De fato, o abacate é bastante nutritivo, possuindo uma variedade de nutrientes, tais como as vitaminas K, C, B5, B6, E, folato e pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo e vitaminas A, B1, B2 e B3.

Além disso, uma porção de 100g possui 160 calorias, 2g de proteína e 15g de gorduras saudáveis, além de 9g de carboidratos (7g destes são fibras)!

É rico em potássio (até mesmo mais que a banana)

banana 1024x684 - Benefícios do abacate - 11 benefícios desta fruta incrivelmente saudável

Muitas pessoas sabem que a banana é uma fruta rica em potássio, sendo até referência quando se trata de fontes deste mineral tão necessário.

De fato, a maioria das pessoas não consome a quantidade mínima recomendada de potássio, que é um nutriente que ajuda a mantar um gradiente elétrico das células e é crucial para diversas funções importantes.

O que muita gente não sabe é que o abacate também é rico em potássio, sendo que uma porção de 100g possui cerca de 485mg de potássio ( 24,2% da quantidade mínima recomendada), que é mais que os  358 mg (17,9% fornecidos) pela banana.

Diversos estudos mostram que ter uma dieta com altas quantidades de potássio está ligada a uma menor pressão sanguínea, que é um fator de risco para ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal.

É rico em fibras.

Além de ser rico em gordura, o abacate também possui bastante fibras, que são carboidratos não digeríveis pelos humanos e estão frequentemente relacionados à perda de peso, redução do açúcar do sangue e um menor risco de se desenvolverem várias doenças.

Veja também: Fibras solúveis e insolúveis – Descubra o que são e o que podem fazer pela sua saúde!

Uma porção de 100g de abacate contém cerca de 7g de fibras, que equivalem a cerca de 25% da quantidade diária recomendada de fibras!

É rico em gorduras boas para o coração

benefícios do abacate bom para o coração 1024x683 - Benefícios do abacate - 11 benefícios desta fruta incrivelmente saudável

O abacate já é bem conhecido por ser uma fruta com elevado teor de gordura, sendo que 77% das calorias que ele fornece vem desta gordura, o que o faz um dos alimentos de origem vegetal mais gordurosos do mundo.

A gordura do abacate é rica em ácido oleico, que é um ácido monoinsaturado que já foi associado a redução de inflamações e foi demonstrado que possui efeitos benéficos em genes associados ao câncer.

Já se sabe que altos níveis do aminoácido homocisteína estão associados a um maior risco de doenças cardíacas, o que pode ser regulado pela vitamina B6 e pelo folato encontrado no abacate!

Um estudo encontrou que o consumo de abacate estava associado com um risco reduzido de síndrome metabólica (grupo de sintomas que podem aumentar os riscos de AVC, doença arterial coronariana e diabetes).

Além disso, as gorduras presentes no abacate são resistentes à oxidação induzida pelo calor, o que torna o óleo de abacate uma opção saudável e segura para cozinhar.

Pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e de triglicerídeos

Existem diversos fatores que estão associados a um maior risco de doenças cardíacas, dentre os quais estão os níveis de colesterol e de triglicerídeos.

Diversos estudos já foram realizados com relação aos efeitos do abacate em alguns destes marcadores de risco e foi encontrado que tanto o colesterol total quanto o LDL e os triglicerídeos diminuíram, enquanto que o colesterol HDL (“colesterol bom”) aumentou.

Um outro estudo encontrou que incluir abacate numa dieta vegetariana de baixa gordura foi capaz de melhorar o perfil de colesterol sanguíneo!

É rico em antioxidantes que podem ajudar a proteger os olhos

exame de vista 1024x683 - Benefícios do abacate - 11 benefícios desta fruta incrivelmente saudável

Um dos benefícios do abacate é que, além de ajudar a absorver antioxidantes e outros nutrientes de outros alimentos, ele também possui seus próprios antioxidantes, especialmente os carotenoides luteína e zeaxantina, importantíssimos para a saúde ocular.

De fato, alguns estudos já mostraram que estes carotenoides estão ligados a uma redução drástica de catarata e degeneração macular, que se tornam mais comuns com o avanço da idade, especialmente em idosos.

Pode ajudar na absorção de alguns nutrientes de outros alimentos de origem vegetal

Muita gente não se atenta ao fato de que, para estar com o corpo nutrido, não basta apenas se alimentar de comidas com alto valor nutricional, pois os nutrientes ingeridos precisam ser absorvidos apropriadamente.

Dentre estes nutrientes, há aqueles que são solúveis em gordura, o que significa que eles precisam estar combinados com algum tipo de gordura para serem utilizados, sendo alguns exemplos as vitaminas A, D, E e K, além de alguns antioxidantes.

Um estudo mostrou que adicionar abacate ou óleo de abacate a saladas ou molho pode aumentar a absorção de antioxidantes de 2,6 a até 15 vezes!

Portanto, além de ser altamente nutritivo por si só, o abacate pode também ajudar a aumentar o valor nutricional de outros alimentos de origem vegetal!

Pode ajudar a melhorar a função cognitiva

benefícios do abacate para o cérebro 1024x780 - Benefícios do abacate - 11 benefícios desta fruta incrivelmente saudável

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da luteína podem ajudar na saúde cerebral.

Não é claro se ela pode prevenir a queda cognitiva devido a doenças, mas ela pode reduzir a confusão cerebral, melhorar a memória e a capacidade de resolver problemas, assim como já foi observado em indivíduos jovens e em mais velhos.

Pode ajudar a diminuir placas de psoríase e dermatite.

O óleo de abacate pode ajudar a curar placas e irritações devido a psoríase, especialmente se combinado em forma de creme com a vitamina B12.

Pode ajudar a prevenir o câncer

Existem algumas evidências, embora limitadas, que o abacate pode ser benéfico no tratamento e prevenção de determinados cânceres.

Estudos in vitro sugerem que o abacate pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em linfócitos humanos.

Além do mais, já foi observado que o extrato de abacate é capaz de inibir o crescimento de linhagens de células de câncer de próstata em laboratório.

Entretanto, é preciso ressaltar que estes estudos são apenas preliminares e foram realizados com células isolados, o que não é garantia de que vão possuir o mesmo efeito no organismo humano.

Pode ajudar a emagrecer

abacate pode ajudar a emagrecer 1024x681 - Benefícios do abacate - 11 benefícios desta fruta incrivelmente saudável

Uma parcela significativa do nicho de emagrecimento já utiliza o abacate como um alimento que pode ajudar a emagrecer e não é a toa!

Um estudo encontrou que pessoas que comiam abacate numa refeição se sentiam mais satisfeitas e possuíam menos vontade de comer pelas próximas 5h se comparadas a pessoas que não o comiam.

Portanto, comer abacate pode te ajudar a comer menos, mas sem passar fome, o que pode facilitar o processo de emagrecimento.

Entretanto, vale lembrar que o abacate é rico em gordura e que vai te fazer ganhar peso se você exagerar na dose, pois é bastante calórico.

Considerações finais sobre os benefícios do abacate

O abacate é bastante nutritivo, sendo rico em gorduras saudáveis, fibras e diversas vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo bastante benéfico para a saúde.

Dentre os benefícios do abacate citados neste post, podemos destacar alguns, tais como a melhora da função cognitiva, ajuda na perda de peso e diminuição do risco de doenças cardíacas e algumas doenças oculares.

Portanto, além de ser bastante versátil e poder ser utilizado em pratos doces e salgados, o abacate pode ser um ótimo aliado da saúde se consumido de maneira inteligente e sem exageros!

Fontes:

  1. https://www.healthline.com/nutrition/12-proven-benefits-of-avocado#section13
  2. https://www.livescience.com/45209-avocado-nutrition-facts.html
  3. https://www.powerofpositivity.com/20-science-based-benefits-of-avocado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.