Benefícios de pular corda – 7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!

Muitos acham que pular corda é um exercício que serve apenas para boxeadores e crianças. Entretanto, existem diversos benefícios de pular corda que podem ser aproveitados por qualquer um com condições de realizar este tipo de exercício.

Este pequeno artigo fala sobre 7 benefícios de pular corda que podem te fazer reconsiderar que este exercício é apenas brincadeira de criança ou coisa de boxeador.

Vamos começar a nossa lista com o benefício que é explorado pelos boxeadores ao pularem corda!

Pular corda melhora a coordenação

melhora na coordenação 1024x512 - Benefícios de pular corda -  7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!

Pular corda é um exercício de coordenação. Essencialmente, você deve focar mais nos seus pés, seja consciente ou inconscientemente.

Além disso, pular corda exige que ocorra uma sincronização de corpo inteiro porque é necessário que haja uma sincronia perfeita entre os pés e as mãos, o que ajuda a conectar as partes superiores e inferiores do corpo com o cérebro.

Acontece que pode ocorrer certa dificuldade de sincronização entre o cérebro e os principais grupos musculares do corpo, especialmente com o avanço da idade. Pular corda pode ajudar a melhorar esta sincronia um pouco falha, diminuindo a chance de quedas e escorregões sem sentido!

Portanto, se praticado constantemente, pular corda pode te deixar mais ágil com os pés.

De fato, existem diversas evidências de que adicionar o pular de cordas à sua rotina de exercícios pode ajudar a melhorar força, resistência, coordenação e equilíbrio, especialmente em jovens atletas (crianças e adolescentes)!

Um exemplo dos benefícios de pular corda para a coordenação pode ser observado em um estudo realizado com jovens jogadores de futebol que encontrou que a inclusão de exercícios de pular corda no regime de treinamento ajudou a melhorar o senso de equilíbrio e de coordenação motora!

Benefícios de pular corda para o condicionamento físico

melhor condicionamento físico 1024x731 - Benefícios de pular corda -  7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!

Um dos principais benefícios de pular corda e que deve atrair muita gente para este tipo de atividade é o fato de que pode ser uma atividade que queima bastante calorias, pode ajudar na perda de gordura e melhorar o condicionamento físico e respiratório.

Aos olhos não treinado, pular corda pode parecer um exercício simples, fácil de ser feito e que não exige muito do executor. Entretanto, não é bem que acontece.

De fato, pular corda não é um exercício tão leve de ser feito. Por exemplo, se você está com 20kg acima do peso e não tem costume de se exercitar, este não seria o exercício ideal para começar!

Entretanto, se você conseguir executar corretamente, este tipo de exercício pode te trazer muito benefícios, até mais do que outros tipos de exercícios cardiovasculares.

Na verdade, há evidências de que pular corda pode ajudar a melhorar o índice de massa corporal (IMC) mais do que exercício de bicicletas estacionárias, por exemplo.

Pelo menos foi o que encontrou um estudo publicado no Journal of physical therapy science, que comparou os efeitos na capacidade pulmonar e no índice de massa corporal de pular corda ao som de músicas ou pedalar em bicicleta estacionária.

Este estudo foi realizado com jovens (20 a 24 anos) mulheres obesas e observou que o grupo que realizou os exercícios com corda teve uma melhora superior na capacidade pulmonar e uma maior redução do IMC que o grupo que se exercitou na bicicleta estacionária.

Veja também: Exercícios para perder peso – 7 exercícios para você derreter gordura rapidamente!

Melhora a densidade óssea

aumento da densidade óssea 1024x683 - Benefícios de pular corda -  7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!

Ao que as evidências indicam, pular regularmente possui um efeito positivo na densidade óssea. Isto foi observado num estudo realizado com ratos, que tiveram a densidade óssea aumentada depois de pularem cerca de 40 vezes por semana durante 24 semanas.

Diversos estudos já demonstraram que pular corda possui a capacidade de, com o tempo, aumentar a densidade óssea, o que pode ser bastante útil para tratar condições como osteopenia e osteoporose, que se caracterizam por uma menor densidade óssea que o normal.

Na realidade, já foi encontrado que pular corda pode aumentar a densidade óssea dos membros inferiores de jovens meninas, além de ser capaz de exercer efeito parecido em homens com casos de osteopenia (baixa densidade óssea).

Além disso, um outro estudo realizado com jovens mulheres descobriu que aquelas que pularam tão alto quanto podiam por apenas 10 minutos por dia, três vezes por semana, durante seis meses, tiveram um aumento na densidade mineral óssea das pernas e na parte inferior da espinha!

Melhora a saúde cardiovascular

ajuda na saúde cardiovascular 1024x683 - Benefícios de pular corda -  7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!

Se você já pulou corda alguma vez na vida, deve ter percebido que é uma ótima maneira de deixar o seu coração acelerado em pouquíssimo tempo.

De fato, um dos benefícios de pular corda é que você pode melhorar a sua saúde cardiovascular.

Um exemplo disto pode ser observado num estudo publicado no European journal of applied physiology, que observou uma diminuição nos fatores de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes pré-hipertensivas que pularam corda durante 12 semanas.

De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, pular corda é um dos exercícios altamente recomendados para o condicionamento aeróbico. Entretanto, para aumentar a sua saúde pulmonar e cardíaca, você deve pular corda de 3 a 5 vezes por semana durante 12 a 20 minutos por vez.

Ajuda a melhorar o sistema imune

ajuda a melhorar o sistema imune 1024x576 - Benefícios de pular corda -  7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!

Este não é exatamente um benefício exclusivo de pular corda, mas é um fato que praticar exercícios físicos ajuda a melhora o sistema imune.

Na verdade, a prática de atividade física ajuda a diminuir a inflamações, aumentar o número de células T (responsáveis pela defesa do organismo contra agentes externos) e melhora a função das células exterminadoras naturais (necessárias para o funcionamento correto do sistema imune).

Entretanto, saiba que exercício demais pode ter um efeito de imunodepressão, fazendo o seu corpo mais propenso à infecções.

Então não exagere na dose achando que quanto mais, melhor.

Pode ajudar crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

ajuda crianças com tdah 1024x683 - Benefícios de pular corda -  7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!

Outro dos benefícios de pular corda é que este exercício pode ser usado para ajudar crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Ao que tudo indica, pular corda pode ajudar uma série de sintomas derivados do TDAH, tais como problemas de equilíbrio, força muscular, tempo de reação e coordenação.

Além disso, já foi observado que a prática de exercícios aeróbicos aumentou a efetividade do metilfenidato (medicamento utilizado para tratar TDAH) em alguns sintomas relacionados ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Tonifica todo o corpo

benefícios de pular corda 1024x680 - Benefícios de pular corda -  7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!

Comparado a outros tipos de exercícios cardiovasculares, tais como corrida e caminha, pular corda trabalha bem mais os músculos superiores.

De fato, pular corda pode ser considerado como um exercício de corpo todo. Você utiliza as mãos, pulsos, braços, ombros, abdomens e costas para estabilizar o corpo e girar a corda, além dos membros inferiores que você utiliza para pular.

Este pode até não ser o melhor tipo de exercício para aumentar a sua quantidade de massa muscular, mas você pode trabalhar os tríceps, bíceps, ombros, panturrilhas, pernas, glúteos e abdomens caso você pule numa intensidade mais elevada!

Veja também: Como perder gordura abdominal – perca barriga com o que funciona de verdade do acordo com a ciência!

Atenção:

Existem algumas coisas que você deve prestar atenção se está pensando em começar a pular corda. De fato, evite pular corda se:

  • Tiver algum tipo de lesão óssea
  • Estiver se recuperando de alguma doença ou cirurgia sérias
  • Possuir pressão alta (consulte um médico antes)
  •  Tiver problemas cardíacos (peça a permissão do seu médico antes)

Considerações Finais sobre os Benefícios de Pular Corda

A prática de atividade física, no geral, é bastante benéfica para a saúde. Entretanto, existem alguns benefícios particulares de determinados exercícios.

Pular corda, por exemplo, pode te ajudar a emagrecer, tonificar o corpo, melhorar a coordenação e o tempo de reação corporal, melhorar a saúde cardiorrespiratória e aumentar a densidade mineral óssea.

Além disso, podem também ser usada como auxiliar no tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (consulte um médico caso esteja pensando em utilizar deste auxílio) e ajudar a dar uma melhorada no sistema imune.

Portanto, se você está em condições físicas de pular corda, é bom que você pense em adicionar este tipo de exercício à sua rotina, seja ela na academia ou não!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um pensamento em “Benefícios de pular corda – 7 benefícios que vão te fazer começar a pular hoje mesmo!”