Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Você sabia que existem alimentos que ajudam a perder barriga e que podem te auxiliar muito na hora de emagrecer?

Pois é…

Você pode até ter pensado nos termogênicos, não é mesmo?

Alimentos que ajudam a perder barriga

Entretanto, há muitos outros alimentos que vão dar aquela turbinada na dieta. Lembrado que não existe remédio milagroso. Eles devem ser usados para auxiliar no emagrecimento, não como o principal agente emagrecedor.

perder barriga 1024x683 - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Neste pequeno artigo, você vai ver uma lista com 6 alimentos que ajudam a perder barriga. O último pode te surpreender!

Espinafre

espinafre 1024x683 - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Não é à toa que o marinheiro Popeye sempre recorria a ele para ficar forte todo o tempo, mas a novidade agora é que o espinafre é um dos alimentos que ajudam a perder barriga!

De acordo com um estudo publicado no periódico Nature Chemical Biology, existe uma substância presente no espinafre, chamada de sulfoquinovose, que é capaz de estimular o crescimento de bactérias boas no intestino, o que impede o crescimento de bactérias ruins, também chamadas de putrefativas.

Quando isso ocorre, há a prevenção de inflamação e acúmulo de gordura abdominal causados pela colonização do intestino por parte das bactérias ruins.

Então não tenha medo de consumir folhas de espinafre em algumas de suas refeições e de desfrutar de seus benefícios para a saúde intestinal!

Pimentas vermelhas ardidas (Caiena, malagueta, entre outras)

alimentos que ajudam a perder barriga pimenta caiena 1024x682 - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Este pode ser uma benção para uns e uma maldição para outros, mas é um fato que as pimentas vermelhas ardidas, pertencentes ao gênero Capsicum, podem te ajudar e secar aquelas gordurinhas e, por isso, fazem parte dessa lista de alimentos que ajudam a perder barriga.

De acordo com um estudo do British Journal of Nutrition, a ingestão de pimentas vermelhas ardidas, ricas em capsaicina (a substância que torna a pimenta ardida) pode causar um aumento no consumo de energia e de gordura por parte do corpo, especialmente depois de refeições ricas em gordura.

Já outro estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, também concluiu que as pimentas vermelhas não ardidas, ricas em compostos conhecidos como capsinoides, também aumentam o gasto energético do corpo para aumento da temperatura corporal através da ativação de um tecido responsável justamente por isso, chamo de tecido adiposo marrom!

Então se você quer ter um auxílio na perda de gordura, introduza pimentas vermelhas na sua alimentação, sejam elas do tipo ardida ou não ardida (variante CH-19 Sweet).

Aqui é importante que você respeite a sua tolerância com esse tipo de alimento, pois de nada adianta você se forçar a comer algo que vai te fazer mal depois!

Pimenta preta

alimentos que ajudam a emagrecer pimenta preta 1024x682 - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Outro tipo de pimenta que pode, possivelmente, auxiliar no tratamento de obesidade, é a pimenta preta.

Diferente da pimenta vermelha, a preta contém um composto chamado de piperina, que é capaz de inibir a adipogênese (formação de novos adipócitos, células capazes de armazenar gordura), de acordo com um estudo do Journal of agricultural and food chemistry.

Este tipo de efeito pode resultar em diminuição da cintura, gordura corporal e níveis de colesterol!

Ainda bem que esse tipo de pimenta pode ser colocado em praticamente qualquer prato para deixá-lo mais saboroso. Por isso que este é um dos membros mais fácies de se introduzir na dieta desta lista de alimentos que ajudam a perder barriga.

Açafrão da terra (cúrcuma, turmérico)

cúrcuma 1024x683 - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é muito usado como tempero e possui várias propriedades interessantes que podem ajudar na perda de peso.

Ele é rico em curcumina, um composto estudado para controle de diabetes e de obesidade, e por isso faz parte desta lista de alimentos que ajudam a perder barriga!

Sabe-se que o uso de curcumina pode auxiliar no tratamento de obesidade e perda de peso através de diferentes mecanismos.

Ou seja, usar açafrão-da-terra com frequência pode ser benéfico para a perda de peso, prevenindo a acumulação de gordura no tecido adiposo e em outros órgãos.

Isto já pode ajudar a prevenir um futuro ganho de peso.

Uma outra propriedade bastante estudada da curcumina é a sua capacidade anti-inflamatória.

Essa capacidade pode ser benéfica para o corpo porque a inflamação é associada à obesidade ou ao acúmulo excessivo de gordura corporal.

Muitas vezes, essa resposta inflamatória acaba gerando estresse oxidativo, que pode levar a uma série de doenças como diabetes, síndrome metabólica, entre outras.

Esses efeitos negativos podem ser atenuados pelas capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias da curcumina.

Canela

canela 1024x680 - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Aquela canelinha que a gente usa para comer com arroz doce ou em cima da canjica tem um belo efeito sobre a secreção de insulina no nosso corpo logo após a refeição.

Pelo menos foi a conclusão de um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, que concluiu a que ingestão de 3g de canela por dia pode diminuir a concentração de insulina do sangue logo após uma refeição.

Essa diminuição de insulina pode ser benéfica, pois também deveria ocorrer diminuição no armazenamento de gordura desencadeado pela insulina.

Chocolate amargo

chocolate amargo 1024x683 - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Existem várias evidências de que o consumo de pequenas quantidades de chocolate amargo (com alto teor de polifenóis) pode ser benéfico para o emagrecimento.

Ainda não está completamente claro quais os mecanismos que estão envolvidos, mas alguns podem ser citados, como interferências no metabolismo de carboidratos e de gorduras, aumento na saciedade e diminuição da vontade de comer doces!

Mas se você quer ter mesmo os benefícios de um bom chocolate amargo, tenha certeza que o conteúdo de cacau é de pelo menos 70% e que o cacau não passou pelo processo de alcalinização, já que isso reduz drasticamente as concentrações de polifenóis benéficos!

banner versão6 - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Considerações finais sobre alimentos que ajudam a perder barriga

Neste pequeno artigo, vimos 6 alimentos que ajudam a perder barriga e podem turbinar a sua perda de peso e que não são difíceis de se encontrar nem de se introduzir na dieta!

Além de usar esse alimentos, você pode fazer coisas simples para perder peso sem desespero! Se quiser saber mais, clique aqui!

Além disso, há outras maneiras que você pode aprender como acelerar o metabolismo e dar uma turbinada no emagrecimento!

E você sabia que dá para usar até vinagre de maçã para emagrecer? Para ler com mais detalhes sobre isso, clique aqui!

E você, o que achou desses alimentos? Já sabia dessas propriedades de alguns deles? Se quiser, comenta aí abaixo!

Resumindo

infográfico4 alimentos que ajudam a perder barriga - Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Referências

Gaetano Speciale, Yi Jin, Gideon J Davies, Spencer J Williams, Ethan D Goddard-Borger. YihQ is a sulfoquinovosidase that cleaves sulfoquinovosyl diacylglyceride sulfolipidsNature Chemical Biology, 2016; DOI: 10.1038/nchembio.2023

Takeshi Yoneshiro, Sayuri Aita, Yuko Kawai, Toshihiko Iwanaga, Masayuki Saito; Nonpungent capsaicin analogs (capsinoids) increase energy expenditure through the activation of brown adipose tissue in humans, The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 95, Issue 4, 1 April 2012, Pages 845–850, https://doi.org/10.3945/ajcn.111.018606

YOSHIOKA, Mayumi et al. Effects of red pepper added to high-fat and high-carbohydrate meals on energy metabolism and substrate utilization in Japanese women. British Journal of Nutrition, v. 80, n. 6, p. 503-510, 1998.

PARK, Ui-Hyun et al. Piperine, a component of black pepper, inhibits adipogenesis by antagonizing PPARγ activity in 3T3-L1 cells. Journal of agricultural and food chemistry, v. 60, n. 15, p. 3853-3860, 2012.

DI PIERRO, F. et al. Potential role of bioavailable curcumin in weight loss and omental adipose tissue decrease: preliminary data of a randomized, controlled trial in overweight people with metabolic syndrome. Preliminary study. Eur Rev Med Pharmacol Sci, v. 19, n. 21, p. 4195-4202, 2015.

WANG, Shan et al. Curcumin promotes browning of white adipose tissue in a norepinephrine-dependent way. Biochemical and biophysical research communications, v. 466, n. 2, p. 247-253, 2015.

ZHANG, Dong-wei et al. Curcumin and diabetes: a systematic review. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2013, 2013.

WEISBERG, Stuart P. et al. Obesity is associated with macrophage accumulation in adipose tissue. The Journal of clinical investigation, v. 112, n. 12, p. 1796-1808, 2003.

FERNÁNDEZ-SÁNCHEZ, Alba et al. Inflammation, oxidative stress, and obesity. International journal of molecular sciences, v. 12, n. 5, p. 3117-3132, 2011.

AGGARWAL, Bharat B. Targeting inflammation-induced obesity and metabolic diseases by curcumin and other nutraceuticals. Annual review of nutrition, v. 30, p. 173-199, 2010.

HLEBOWICZ, Joanna et al. Effects of 1 and 3 g cinnamon on gastric emptying, satiety, and postprandial blood glucose, insulin, glucose-dependent insulinotropic polypeptide, glucagon-like peptide 1, and ghrelin concentrations in healthy subjects. The American journal of clinical nutrition, v. 89, n. 3, p. 815-821, 2009.

FARHAT, Grace et al. Dark chocolate: an obesity paradox or a culprit for weight gain?. Phytotherapy research, v. 28, n. 6, p. 791-797, 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 pensamentos em “Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento”