Alimentos que aceleram o metabolismo – vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Você sabia que a maior parte do que controla o seu metabolismo é geneticamente definida? Entretanto, há algumas coisas que você pode fazer se você realmente deseja acelerar o seu metabolismo, como incluir na sua rotina alimentos que aceleram o metabolismo, por exemplo!

Veja, neste artigo, 12 alimentos que aceleram o metabolismo (cientificamente comprovado).

Água

alimentos que aceleram o metabolismo água 1024x563 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Uma boa hidratação é a chave para uma boa saúde. Além disso, há evidências de que beber água pode aumentar temporariamente o metabolismo em até 30%.

Este efeito é devido a um fenômeno conhecido como termogênese induzida por água e já foi observado em diversos estudos.

Um estudo publicado no Journal of clinical and diagnostic research: JCDR encontrou que aumentar a ingestão de água em 1,5L (500mL antes de cada refeição) pode diminuir o peso corporal e o índice de massa corporal de algumas pessoas com sobrepeso!

Fica aqui um aviso: não beba água demais, pois o consumo excessivo de água pode levar à intoxicação por água, que pode ser fatal.

Algas marinhas

flocos de nori algas marinhas 1024x768 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

As algas marinhas fazem parte desta lista de alimentos que aceleram o metabolismo por dois motivos.

O primeiro motivo é que elas são ricas em iodo, que é um dos minerais necessários para a produção dos hormônios da tireoide e para a função apropriada da glândula tireoide.

Portanto, consumir regularmente algas marinhas pode te ajudar a atingir suas necessidades diárias de iodo, ajudando a manter o metabolismo numa taxa mais acelerada.

Entretanto, cuidado para não consumir algas marinhas demais e acabar com um excesso de iodo no corpo!

O segundo motivo é a presença de fucoxantina em algumas variedades de algas marinhas, mais especificadamente nas algas castanhas.

A fucoxantina é um pigmento que pode ter efeitos anti-obesidade e anti-diabéticos por ser capaz de aumentar a quantidade de calorias queimadas e aumentar também a utilização de glicose pelos músculos.

Alho

alho para acelerar o metabolismo 1024x683 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Além de ser um ótimo tempero, podendo ser usado para dar vida a uma infinidade de pratos, o alho possui diversos benefícios para a saúde!

O alho possui uma substância de defesa chamada de alicina que possui diversas propriedades interessantes, inclusive antibacteriana, antifúngica e anticâncer.

Além disso, ela também possui diversos benefícios para a saúde, tais como a capacidade de diminuir tanto o colesterol quanto à pressão sanguínea.

Portanto, já é de se esperar que o alho realmente seja benéfico para a saúde, inclusive para o metabolismo.

Na verdade, já foi observado que, em ratos, extratos de alho possuem a capacidade de inibir a síntese de gordura e de acelerar o metabolismo, além de melhorar a sensibilidade à insulina.

Alimentos ricos em proteína

Um dos fenômenos que podem ser utilizados para aumentar a quantidade de calorias queimadas (acelerando o metabolismo) é o efeito térmico dos alimentos.

Este efeito se refere à quantidade de energia necessária para que o nosso corpo digira, absorva e processe os nutrientes nas nossas refeições.

As proteínas possuem o maior efeito térmico dentre os macronutrientes, o que significa que elas necessitam de mais calorias para serem processadas, digeridas e absorvidas.

Isto significa que ingerir alimentos ricos em proteínas (tais como carnes, peixes, ovos, laticínios, leguminosas, nozes e sementes) pode ajudar a aumentar o metabolismo por algumas horas.

Veja também: Alimentos ricos em proteínas – 24 alimentos que vão te ajudar a ficar mais forte!

De fato, de acordo com alguns estudos, pessoas que consumiram 29% das calorias diárias totais na forma de proteína tinham uma taxa metabólica mais alta que pessoas que consumiram apenas 11% das calorias totais como proteínas.

Além disso, dietas ricas em proteínas ajudam a diminuir a redução do metabolismo que normalmente acontece quando se está perdendo peso, pois elas ajudam a manter a massa muscular.

Outra vantagem de comer mais proteínas para a perda de peso é que elas possuem um alto efeito saciador, te fazendo sentir saciedade por mais tempo, o que pode prevenir que você coma demais nas próximas refeições.

É sempre bom consumir proteínas em cada refeição que você faz para manter o metabolismo maios ou menos acelerado. Caso você não consiga ingerir proteínas o suficiente (mínimo recomendado é de 0,8g de proteína/kg de massa corporal) através dos alimentos, você pode fazer uso de uma suplementação com proteína em pó, tais como whey protein ou albumina.

Ovos

ovos ricos em proteínas 1024x565 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Dentre os alimentos que aceleram o metabolismo e podem ajudar a emagrecer, os ovos são realmente especiais.

Eles não são apenas relativamente baixos em calorias, mas são também uma ótima fonte de proteínas e de gorduras saudáveis e de diversas vitaminas (A, E, D, K, B e C), que são necessárias para um crescimento apropriado e para o bom funcionamento do corpo, incluindo para o metabolismo.

De fato, existem evidências que consumir ovos pode ter um ótimo efeito na redução do peso, da quantidade de gordura corporal, no índice de massa corporal e na circunferência da cintura.

Feijão

diferentes feijões 1024x683 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Um outro alimento rico em proteínas que pode ajudar a acelerar o metabolismo é o feijão.

Acontece que o feijão é rico em proteínas, que ajudam a manter a massa muscular durante a perda de peso, além de ser rico em fibras, que promovem uma boa saúde intestinal e ajudam a manter os níveis de saciedade mais altos.

Veja também: Dieta rica em proteína – 5 fatos comprovados que você precisa saber já!

Alimentos ricos em zinco, ferro e selênio

A glândula tireoide é uma das responsáveis por produzir hormônios que regulam processos metabólicos essenciais para um crescimento e desenvolvimento normais, além de regular o metabolismo nos adultos.

 Tanto o ferro quanto o zinco e selênio possuem diferente funções para o corpo. Entretanto, existe uma função em comum para os três minerais, que é ajudar na função apropriada da tireoide, que ajuda a regular o metabolismo.

De fato, há evidências de que uma dieta com baixos níveis de selênio, ferro ou zinco pode reduzir a capacidade de produção de hormônios da glândula tireoide, o que pode resultar numa diminuição do metabolismo.

Para impedir que você tenha algum tipo de deficiência destes minerais, insira alimentos ricos em selênio, zinco e ferro (tais como carnes, algas marinhas, leguminosas, nozes e sementes) em suas refeições diárias.

Brócolis

brócolis para acelerar o metabolismo 1024x683 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Quando falamos em alimentos que aceleram o metabolismo, os brócolis não podem ficar de fora.

Na verdade, este vegetal que mais parece uma árvore em miniatura possui inúmeros benefícios para a saúde.

Os brócolis são ricos em fibras, vitaminas, minerais proteínas e outros compostos, chamado de fitoquímicos, que ajudam a melhorar a saúde de uma maneira geral.

Já foi observado, por exemplo, que extratos de brócolis podem ajudar a diminuir a quantidade de açúcar no sangue e a melhorar casos de metabolismo anômalo.

Além disso, os brócolis possuem uma substância chamada glucorafanina, que é capaz de ajudar a “ressintonizar“ o metabolismo, baixando os níveis de gordura no sangue e reduzindo o risco de muitas doenças relacionadas ao envelhecimento.

Café

café para acelerar o metabolismo 1024x682 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

O café é um dos mais famosos alimentos que aceleram o metabolismo pois ele possui quantidades relativamente altas de cafeína.

Já foi demonstrado, por exemplo, que consumir café não-descafeinado ajuda a aumentar a taxa metabólica, auxiliando na queima de gordura. Além disso, este efeito é mais pronunciado em indivíduos obesos ou com sobrepeso. Em contrapartida, o café descafeinado não possui um efeito tão pronunciado!

Ao consumir o café com o objetivo de acelerar o metabolismo para emagrecer, evite adicionar açúcar ou gordura (leite ou creme de leite, por exemplo), pois estes alimentos adicionais vão aumentar o conteúdo calórico, atrapalhando um pouco a parte do emagrecimento.

Diversos estudos já constataram o efeito termogênico da cafeína. Por exemplo, foi observado, em seis estudos diferentes, que pessoas que consumiam pelo menos 270mg de cafeína por dia (equivalente a 3 xícaras de café) queimavam 100 calorias extras por dia!

Um outro efeito interessante da cafeína é que ela é um estimulante que ajuda a render mais durante as atividades físicas (especialmente exercícios de resistência cardiovascular), além de estimular a queima de gordura!

Veja também: Alimentos que ajudam a perder barriga – 6 alimentos simples para você turbinar seu emagrecimento

Chá verde e Chá Oolong

Alguns chás possuem compostos com o efeito de acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura.

Particularmente, o chá verde e o chá oolong tem a capacidade de acelerar o metabolismo em até 10%, podendo resultar na queima de até 100 calorias extras  por dia.

Além disso, já foi observado que extratos de chá verde e que o consumo do chá oolong estimula a queima de gordura em até 12%!

Grãos integrais

Os grãos integrais, diferentes dos refinados, são ricos em fibras e possuem característica anti-inflamatória, podendo ser bastante benéficos para a manutenção do peso!

De fato, já foi observado que substituir grãos refinados por integrais tem um modesto efeito de aumento do metabolismo, além de haver um maior gasto de calorias durante a digestão.

Óleo de coco

leo de coco 1024x683 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Óleo de coco tem ganhado bastante popularidade como um tipo mais saldável de gordura, o que se deve principalmente ao seu elevado teor de triglicerídeos de cadeia média (TCM), diferente de outros tipos de óleo, que geralmente possuem triglicerídeos de cadeia longa (TCL).

Existem alguns motivos que fazem com que os TCM tenham algumas vantagens com relação aos TCL. Por exemplo, há evidências de que os TCM tem uma menor propensão de ser armazenados como gordura que os TCL.

Além disso, também há evidências de que os TCM possuem efeito mais pronunciado de aceleração do metabolismo que os TCL, podendo resultar numa maior perda de peso!

Além do mais, também já foi demonstrado que a suplementação com óleo de coco pode ajudar a reduzir a circunferência da cintura em indivíduos obesos, tanto em homens quanto em mulheres.

Pimentas ardidas

pimentas vermelhas 1024x683 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Pimentas ardidas vermelhas, do gênero Capsicum, possuem em sua composição um composto químico chamado de capsaicina.

Já foi demonstrado que a capsaicina tem a capacidade de acelerar um pouco o metabolismo, chegando a aumentar tanto a quantidade de calorias quanto a quantidade de gordura que você queima, chegando a contabilizar 50 calorias extras por dia!

Entretanto, a maioria dos estudos que mostraram estes efeitos foi realizada com maiores concentrações de capsaicina do que as encontradas nas pimentas vermelhas ardidas.

Os efeitos foram observados inicialmente após o consumo de 135 a 150mg de capsaicina por dia. Entretanto, há estudos que indicam que efeitos similares podem ser conseguidos com doses menores (9 a 10mg por dia)!

Uma outra vantagem de se comer pimentas para o emagrecimento é que a capsaicina possui a capacidade de diminuir o apetite.

De fato, já foi observado que a ingestão de apenas 2mg de capsaicina antes das refeições aparentemente reduz a quantidade de calorias consumidas.

Temperos e especiarias

especiarias 1024x678 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Existem alguns temperos que também podem ser incluídos nesta lista de alimentos que aceleram o metabolismo.

Um destes é, como já foi dito anteriormente, é a pimenta vermelha. De fato, estudos mostram que adicionar pimenta caiena à refeição pode aumentar a quantidade de gordura que o corpo queima para gerar energia, especialmente se a refeição tiver alta concentração de gorduras.

Gengibre

gengibre 1024x683 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

O gengibre é outro tempero que pode ajudar a acelerar o metabolismo, sendo bastante usado na culinária asiática.

Já foi demonstrado que dissolver 2g de pó de gengibre em água quente e beber esta solução durante uma refeição pode ajudar a queimar até 43 calorias a mais do que beber apenas água quente!

Além disso, esta água quente com gengibre aparentemente também ajuda a diminuir os níveis de fome e a aumentar a sensação de saciedade.

Além disso, adicionar gengibre às refeições também pode ter efeito similar no metabolismo, temperatura corporal e pode ajudar a controlar o apetite.

Estudos realizados com pessoas com sobrepeso já observaram que adicionar gengibre às refeições pode ajudar a reduzir o peso corporal e a glicemia enquanto aumenta o HDL (colesterol bom).

Um outro tempero da mesma família do gengibre, chamado de Pimenta-da-costa ou de grãos-do-paraíso, parece ter efeito semelhante no metabolismo.

Um estudo publicado no British Journal of Nutrition encontrou que a ingestão de 40mg de extrato de grãos-do-paraíso, foi capaz de aumentar o metabolismo, queimando até 43 calorias a mais até duas horas depois da administração do extrato!

Canela

canela para acelerar o metabolismo 1024x683 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

A canela é o terceiro tempero que pode também marca presença nesta lista de alimentos que aceleram o metabolismo.

O interessante da canela é você tanto pode usá-la como tempero quanto como especiaria, dando um toque especial a bolos e doces.

Na verdade, consumir canela possui diversos benefícios para a saúde, que vão desde um aumento na sensibilidade à insulina até redução da pressão sanguínea e dos níveis de açúcar no sangue!

Mostarda

alimentos que aceleram o metabolismo mostarda 1024x683 - Alimentos que aceleram o metabolismo - vejas estes 12 alimentos que podem de ajudar a emagrecer!

Um outro tempero que faz parte dos alimentos que aceleram o metabolismo é a mostarda.

A mostarda é um condimento que pode ser usado em diversas receitas. Ela é rica em gorduras e possui a capacidade de acelerar o metabolismo fazendo com que a degradação das gorduras no corpo seja acelerada!

Um estudo publicado no Human nutrition. Clinical nutrition encontrou que ingerir 1 colher de chá de mostarda (cerca de 5 calorias) pode acelerar o metabolismo em até 25% por diversas horas após a ingestão!

De acordo com o estudo, tal benefício se deve à presença de capsaicina e de isotiocianatos de alila, que são os fitoquímicos responsáveis pelo sabor característico da mostarda!

Considerações finais sobre os Alimentos que aceleram o metabolismo!

Neste artigo, vimos diversos alimentos que aceleram o metabolismo, podendo te ajudar a emagrecer.

Além disso, vimos que muitos destes alimentos também possuem muitos outros benefícios para a saúde. Alguns ajudam a diminuir a glicose sanguínea, outros diminuem o colesterol, entre muitos outros benefícios.

Portanto, ao introduzir estes alimentos regularmente na sua dieta, você não só vai se beneficiar de um metabolismo mais acelerado, como também vai melhorar a sua saúde de uma maneira geral!

Veja também: Como acelerar o metabolismo naturalmente sem precisar tomar remédios!